VIRADA NO FIM
Presidente da Assembleia termina como o deputado estadual mais votado de Mato Grosso, com 86.934 votos, enquanto Podemos conquista seis cadeiras na ALMT e uma na Câmara Federal
O deputado estadual Max Russi (Podemos) comemorou na noite deste domingo (4), no Musiva, em Cuiabá, o resultado das eleições de 2026 que o colocou no primeiro lugar na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Diante de apoiadores, familiares, correligionários e integrantes do partido, Max relembrou a tensão da apuração e a virada nos momentos finais da contagem.
Com 100% das urnas apuradas, Max terminou com 86.934 votos e foi o candidato a deputado estadual mais votado de Mato Grosso. O resultado consolida uma trajetória de crescimento eleitoral construída ao longo dos últimos pleitos.
Em seu discurso, Max lembrou que terminou sua primeira eleição na 16ª posição, avançou para terceiro lugar na segunda disputa, chegou à segunda colocação na eleição seguinte e, agora, alcançou o topo.
“Fiquei em décimo sexto na primeira eleição, terceiro na segunda, segundo na terceira, e era justo ficar em primeiro, não era?”, afirmou, arrancando aplausos dos apoiadores.
A comemoração também revelou os bastidores de uma disputa voto a voto. Segundo Max, em determinado momento da apuração a diferença ainda parecia difícil de ser revertida. A distância foi caindo de aproximadamente 10 mil votos para nove mil, sete mil, seis mil, cinco mil, até chegar a poucas centenas.
Ele contou que pessoas próximas chegaram a dizer que a virada não aconteceria. Max, porém, permaneceu acompanhando a totalização ao lado da militância do Podemos.
“Cada vez que caía o voto, a galera que estava aqui. A Andréia falou: ‘não vai virar’. Meu irmão falou: ‘vai virar’. Outros amigos mandaram mensagem: ‘não vai virar’. […] Mas Deus prepara tudo, né? E, de fato, nós viramos, ficamos na frente”, relatou.
O resultado de Max veio acompanhado de uma expansão eleitoral do Podemos em Mato Grosso. Sob a presidência estadual do parlamentar, a legenda conquistou seis das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa e terá a maior bancada partidária da Casa a partir de 2027.
Além de Max, foram eleitos pelo Podemos Ulysses Moraes, Beto Dois a Um, Alessandra Ferreira, Fabinho Tardin e Adelcino Lopo. Na prática, uma em cada quatro cadeiras da próxima composição da Assembleia ficará com um parlamentar da legenda.
O partido também conquistou representação na bancada federal de Mato Grosso. O ex-secretário de Estado de Segurança Pública Coronel César Roveri foi eleito deputado federal com 47.195 votos e será o representante do Podemos entre os oito deputados federais mato-grossenses na próxima legislatura.
A presença do partido no resultado majoritário também passa pelo Senado. Elson Ramos, do Podemos, integra como suplente a chapa de Mauro Mendes (União), eleito neste domingo para uma das duas cadeiras de Mato Grosso no Senado Federal.
Max também participou ativamente da campanha de Otaviano Pivetta (Republicanos), eleito governador de Mato Grosso no primeiro turno. Presidente da Assembleia e dirigente estadual do Podemos, Russi esteve em agendas, atos políticos e mobilizações da coligação durante a campanha eleitoral.
O conjunto desses resultados amplia a presença institucional do Podemos no Estado: seis deputados estaduais, um deputado federal e participação em uma chapa vencedora ao Senado, além da atuação do partido na aliança que sustentou a candidatura vitoriosa de Pivetta ao Palácio Paiaguás.
É nesse cenário que Max encerra a eleição de 2026 com uma posição política diferente daquela com que iniciou a campanha. Além de conquistar o primeiro lugar individual para deputado estadual, ele preside uma legenda que passa a controlar um quarto das cadeiras da Assembleia Legislativa e terá representação própria na Câmara dos Deputados.
No discurso da vitória, Max atribuiu o desempenho nas urnas ao trabalho desenvolvido durante o mandato e à presença política construída em diferentes setores do Estado.
“Nosso time é muito bom. Os projetos que a gente defendeu eram muito bons, o trabalho que a gente fez nesses quatro anos foi muito bom. Nós fizemos muita entrega, muita entrega”, afirmou.
O parlamentar também citou sua atuação junto ao funcionalismo público e ao agronegócio ao falar sobre os quatro anos anteriores de mandato.
“Servidor público precisou, deputado Max terminou. Agronegócio precisou, o deputado Max…”, afirmou durante o discurso no Musiva.
A chegada ao primeiro lugar fecha um ciclo de crescimento eleitoral de Max Russi. Presidente da Assembleia Legislativa e presidente estadual do Podemos, ele sai das eleições de 2026 com a maior votação individual para deputado estadual e à frente da legenda que conquistou a maior bancada da próxima composição da Assembleia.
A comemoração no Musiva, portanto, reuniu dois resultados: a reeleição de Max no primeiro lugar da votação estadual e o crescimento do Podemos nas disputas proporcionais.
Depois de começar sua trajetória eleitoral na 16ª colocação e avançar eleição após eleição — terceiro, segundo e agora primeiro —, Max Russi chegou ao topo da votação para a Assembleia acompanhado de uma bancada de seis deputados estaduais e de uma legenda com representação também em Brasília.
VEJA:

0 Comentários