Uso dos medicamentos exige atenção redobrada durante a folia; hepatologista orienta sobre alimentação, hidratação e consumo consciente
Com a chegada do Carnaval, blocos lotados, calor intenso e consumo de álcool passam a fazer parte da rotina de muitos brasileiros. Para quem faz uso de canetas emagrecedoras, como o Mounjaro, Wegovy, Ozempic, entre outros, o período exige atenção redobrada para evitar mal-estar e intercorrências que podem comprometer a festa e a saúde.
Segundo a hepatologista Cláudia Oliveira, da clínica Atma Soma, um dos principais pontos de atenção está no efeito do medicamento sobre o sistema digestivo. “As canetas emagrecedoras atuam retardando o esvaziamento gástrico, o que interfere diretamente na forma como o organismo absorve o álcool”, explica.
Álcool e hidratação
Com o esvaziamento gástrico mais lento, o álcool leva mais tempo para chegar ao intestino, onde ocorre sua absorção. Isso pode gerar a falsa sensação de que a bebida não está fazendo efeito, levando a um consumo maior do que o habitual. Dados de um estudo clínico conduzido pela Eli Lilly mostram que a tirzepatida pode atrasar o tempo até a máxima concentração de uma substância absorvida pelo trato digestivo em aproximadamente 1 hora.
Estudos clínicos mostram que a semaglutida, agonista de receptor de GLP-1 amplamente usado, também desacelera o esvaziamento gástrico, contribuindo para a sensação de saciedade e redução do apetite durante o tratamento. Além disso, efeito semelhante é observado com a liraglutida: segundo a bula aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), o medicamento retarda o esvaziamento gástrico e está associado a eventos gastrointestinais como náusea e sensação de plenitude
“O problema é que, quando o álcool finalmente é absorvido, o efeito aparece de forma mais intensa e repentina. A pessoa está bem em um momento e, no seguinte, passa mal”, alerta a médica. Esse cenário aumenta o risco de intoxicação alcoólica, tontura, náusea e perda de controle.
Além disso, a sensação de estufamento causada pelo medicamento pode fazer com que algumas pessoas evitem beber água ao longo do dia. No entanto, essa prática representa um risco, especialmente durante os blocos.
“O álcool tem efeito diurético e, somado ao suor intenso, favorece a desidratação. É indispensável intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água”, orienta a hepatologista.
Enjoo, calor e jejum: combinação perigosa
Outro efeito comum das canetas emagrecedoras é o enjoo, que pode ser potencializado durante o Carnaval. A associação entre altas temperaturas, longos períodos sem se alimentar e a própria ação do medicamento no sistema digestivo forma um combo propício para mal-estar gastrointestinal.Uma revisão de ensaios clínicos publicada na base científica PubMed mostra que cerca de 20% dos pacientes que usam tirzepatida relatam náusea, enquanto aproximadamente 9% apresentam episódios de vômito, sobretudo nas fases iniciais do tratamento. Em um contexto de calor intenso e esforço físico prolongado, esses sintomas tendem a se agravar.
“Mesmo que o medicamento reduza a fome, é fundamental não sair de casa em jejum. Ficar muitas horas sem se alimentar aumenta muito o risco de náuseas, vômitos e queda de pressão”, reforça Cláudia.
Para reduzir riscos, a especialista recomenda fazer uma refeição leve antes de sair, levar lanches práticos, como castanhas, barrinhas ou frutas, e comer mesmo sem fome. Pequenas quantidades já ajudam a proteger o organismo e evitar quedas bruscas de energia.
“Os medicamentos não impedem ninguém de aproveitar o Carnaval, mas exige mais consciência. Com planejamento, hidratação e alimentação adequada, dá para curtir a folia com segurança”, conclui.
Sobre a Atma Soma
Liderada pela endocrinologista Alessandra Rascovski, autora do livro Atmasoma: o equilíbrio entre a ciência e o prazer para viver mais e melhor - a clínica tem foco na prática da medicina de soma, unindo várias especialidades em prol dos pacientes, respeitando a sua individualidade e oferecendo a eles uma vida longa e autônoma.
A clínica conta com um time de médicos e profissionais assistenciais de diversas áreas, como endocrinologia, urologia, ginecologia, nutrição, gastroenterologia, geriatria, dermatologia, estética, medicina oriental e ayurveda, com olhar dedicado à prática do cuidado focado no eixo neurocognitivo, metabólico e hormonal.
DIGITAL TRIX


0 Comentários