Prorrogadas até segunda-feira, 26 de fevereiro, as inscrições para a sexta edição do curso gratuito de Educação Patrimonial “Conhecer para Preservar”, que vai acontecer entre os dias 6 de fevereiro e 10 de abril de maneira híbrida (presencial e online).

Trata-se de um curso Formação Continuada, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com carga horária de 180 horas e certificação pela UNEMAT,  com validade para o aperfeiçoamento de professores, servidores públicos e outros profissionais, podendo ser usado para a progressão na carreira.

 

As vagas:

O curso oferece ao todo 160 vagas, das quais, 40 são exclusivas para moradores de Mato Grosso que participarão presencialmente de atividades de campo e aulas práticas realizadas em Cuiabá, além de assistirem às aulas virtuais. .

120 vagas são destinadas a alunos de todo o Brasil, que farão as atividades e aulas virtualmente, na modalidade  Educação à Distância (EaD).

O processo seletivo observará critérios técnicos, territoriais e de ações afirmativas, conforme as regras do edital do curso (confira aqui)

 

As bolsas:

Na modalidade presencial, serão destinadas 20 bolsas de ajuda de custo para participantes que moram no interior de Mato Grosso, com exceção dos municípios da Baixada Cuiabana, para deslocamento, alimentação e permanência durante os encontros presenciais realizados em Cuiabá.

 

Quem realiza o curso:

Esta capacitação é organizada pela Ação Cultural conforme o edital “Ações Formativas em Patrimônio Histórico e Museológico”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). São parceiros nesta iniciativa a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN-MT e o Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso

 

Serviço:

O quê: Curso gratuito de Educação Patrimonial “Conhecer para Preservar”, com carga horária de 180 horas

Quando: de 6 de fevereiro a 10 de abril de 2026

Onde: online (com opção de bolsas de custeio e participação presencial em Cuiabá para alunos de Mato Grosso)

Inscrições: gratuitas até 26 de janeiro, exclusivamente por meio de formulário online (link aqui).

Mais informações: confira o edital do curso (aqui