Com a digitalização da produção, iniciativa eleva a produtividade de agroindústrias e amplia oportunidades de geração de renda na região


A Natura e a Siemens anunciam a implementação do projeto "Moiru" na Amazônia, uma iniciativa inédita que visa digitalizar processos industriais em ambientes rurais amazônicos, ainda marcados por práticas analógicas. “Moiru", palavra em tupi que significa "ajuda mútua", representa o conceito que vem da simbiose entre as relações preservadas pela Natura há mais de 25 anos na região, conectando as cadeias da sociobiodiversidade às tecnologias da Indústria 4.0. Por meio da iniciativa Tech4Amazonia, a Siemens lidera a aplicação de tecnologias de automação, simulação e inteligência de dados, enquanto a Natura aporta expertise científica em sociobiodiversidade e relacionamento com comunidades locais.

Em 2024, foi estabelecida a parceria com a Siemens para viabilizar esta iniciativa, com o propósito de aumentar a eficiência produtiva na extração de óleos essenciais, com implementação pioneira na Cooperativa de Campo Limpo, em Santo Antônio do Tauá (PA). A partir da escuta ativa dos desafios enfrentados pelas cooperativas, a Siemens desenvolveu um gêmeo digital da dorna de extração, criado com base em simulações computacionais (CFD), e implantou sensores e válvulas inteligentes que permitem o controle remoto do processo e a coleta de dados em tempo real. A Siemens, por meio de escuta ativa dos desafios enfrentados pelas cooperativas, foi responsável pela criação de um gêmeo digital da dorna de extração, utilizando simulação computacional (CFD), além da implementação de sensores e válvulas inteligentes que permitem o controle remoto e a coleta de dados em tempo real. A iniciativa está diretamente alinhada à estratégia de implementação do futuro Centro de Inovação da Natura em Benevides, também no Pará, reforçando o protagonismo da companhia na biodiversidade e acelerando inovações aplicadas à sociobiodiversidade.

“Estamos às vésperas da COP30 e seguimos focados em desenvolver e compartilhar boas práticas que promovam o desenvolvimento local sustentável. É o caso dessa parceria, que alia tecnologia a impacto socioeconômico. Com a implementação das novas ferramentas, temos uma extração de óleo essencial mais eficiente e com maior rentabilidade para a comunidade. E essa iniciativa é um viabilizador para outros ganhos em novos desenvolvimentos que poderão ser realizados com o aparato criado”, afirma Romulo Zamberlan, diretor de Pesquisa Avançada na Natura.

Os resultados iniciais desta parceria demonstram um impacto significativo na agenda de sustentabilidade: houve uma diminuição substancial no consumo de energia e de recursos hídricos, impactando positivamente nas emissões e na pegada ambiental da produção da agroindústria. 

Os dados gerados e coletados em tempo real serão integrados e trabalhados pelos cientistas da Natura, já apoiados por inteligência artificial e aplicado no aprimoramento de processos atuais e desenvolvimento de novos bioingredientes gerando um modelo replicável para diversas agroindústrias parceiras. Dentre as funcionalidades, está a automação de processos, com a instalação de válvulas e sensores controlados remotamente. “Acreditamos que a tecnologia é uma ponte entre propósito e impacto. Ao aplicar soluções de automação, simulação e inteligência de dados em um contexto tão singular como o da Amazônia, estamos não apenas otimizando processos, mas cocriando um modelo de desenvolvimento sustentável e escalável. O projeto Moiru é um exemplo claro de promoção da inovação com impacto regional, fortalecendo o papel da tecnologia como aliada da bioeconomia”, afirma José Borges Frias, Head de Inovação da Siemens Brasil.


Impacto Socioambiental e Geração de Renda

A comunidade de Campo Limpo, por meio da APROCAMP, fornece matéria-prima vegetal para a Natura desde 2003, incluindo insumos como pataqueira, priprioca e estoraque. E, desde 2024, com a inauguração de sua primeira agroindústria de óleo essencial, a comunidade assumiu a etapa de maior valor agregado que é a produção dos óleos essenciais.  

 

Créditos: Natura

A construção dessas agroindústrias é uma estratégia da Natura para impulsionar a produção e renda local. A Siemens dará suporte técnico para a replicação das soluções no futuro Centro de Inovação da Natura em Benevides, contribuindo com especificações e expansão da automação para outras linhas produtivas. A digitalização por meio de "Moiru" potencializa o ganho das comunidades, que já vem sendo impactado pela extração de óleo essencial, atividade que gerou um aumento estimado de 60% da receita bruta anual da comunidade e de 25% na quantidade de vagas de empregos para trabalhadores da APROCAMP. 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram


A Siemens Brasil iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história, a empresa contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura brasileira, com um portfólio de tecnologias inovadoras que capacita seus clientes a acelerarem sua própria transformação digital e a alcançarem maior sustentabilidade. Além disso, oferece serviços financeiros, gestão imobiliária corporativa e serviços de negócios indiretos. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, Siemens Healthineers e Mobility, e está presente em praticamente todo o território nacional. Conta atualmente com sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento, com o SITRAIN - Centro de excelência para clientes do setor industrial -, além do Digital Experience Center (DEX), um ambiente que permite uma experiência imersiva pelo ecossistema de soluções e serviços da companhia. Para mais informações acesse: www.siemens.com.br ou nosso Relatório Institucional e ESG.


AGÊNCIA EXOS Raphaela Aguiar