Iniciativa reúne 11 textos que conquistaram a nota máxima em 2024 e será tema de live com especialistas e alunos no dia 27 de outubro

A jornada até uma redação nota 1000 no Enem, nota máxima alcançável na prova, é o desafio de milhões de estudantes brasileiros todos os anos. Para ilustrar o tamanho da dificuldade, em 2024, apenas 12 candidatos entre os 3,2 milhões de participantes conseguiram atingir a pontuação máxima. Para ajudar quem está se preparando para o exame de 2025, o youtuber Lucas Felpi, em parceria com o Poliedro Sistema de Ensino, lança a sétima edição da Cartilha Redação a Mil, um material gratuito que analisa os textos que conquistaram o feito da nota mil, além de oferecer orientações práticas para estudantes e professores.

Disponível neste site, a cartilha reúne 11 das 12 redações nota 1000 do Enem 2024, com comentários detalhados, análise comparativa e dicas de especialistas. O material tornou-se referência nacional desde que Felpi, estudante que atingiu nota máxima no Enem 2018, decidiu compartilhar sua experiência para democratizar o acesso ao conhecimento sobre escrita e argumentação. Atualmente, além de ser engenheiro de software e morar em Nova York, o jovem também é youtuber de educação.

Pelo segundo ano consecutivo, o Poliedro Sistema de Ensino é parceiro da iniciativa. Reconhecido pela excelência pedagógica e pelas aprovações nas principais faculdades do País, o Poliedro também mantém a tradição de ter, com frequência, estudantes conquistando a nota mil na redação no Enem. No Poliedro, a redação é um eixo que conta com uma equipe especializada com mais de 100 profissionais que atendem cerca de 10 mil estudantes e fazem a correção de 150 mil textos por ano. Além disso, o grupo idealizou o “Formar Redação”, evento que reúne profissionais dentre as mais de 700 Escolas Associadas e impacta diretamente mais de 220 mil estudantes de todo o País. 

“Acreditamos que desenvolver uma boa redação é uma construção, e cada aluno pode chegar lá com propósito e prática. A cartilha é um guia muito acessível para essa jornada”, afirma Gabrielle Cavalin, coordenadora-geral de redação do Poliedro Educação.

 

Live aberta e gratuita para todos

Para ampliar o alcance do conteúdo, será realizada no dia 27 de outubro, às 19h, a live “Redação a Mil”, com transmissão pelos canais do Poliedro Educação e de Lucas Felpi. O encontro vai reunir Felpi, Gabrielle Cavalin e Hunter Aleixo Rezende, um dos alunos do Sistema Poliedro que conquistou a nota 1000 no Enem 2024. O objetivo do encontro é discutir estratégias de estudo, bastidores da cartilha e hábitos que fazem diferença na preparação.

O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” e exigiu repertório sociocultural amplo e reflexão crítica. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o desempenho médio foi de 660 pontos, 15 a mais que no ano anterior. Contudo, o número de notas máximas foi o menor em dez anos, o que indica uma mudança no comportamento da banca avaliadora.

Para 2025, vários temas são apostas entre os educadores. Desde educação midiática e mudanças climáticas até inteligência artificial e jogos de azar. Fato é que a redação do Enem é marcada pela atenção às questões que mobilizam a sociedade brasileira. Afinal, os temas costumam refletir debates de grande relevância nacional e exigem do candidato uma postura crítica diante de problemas sociais contemporâneos.

Com a nova edição da cartilha e a live, o projeto quer encorajar os candidatos a acreditarem no próprio potencial e mostrar que a nota 1000 é resultado de método, dedicação e autoconfiança. “Estamos com o aluno nessa jornada. A live é um convite à confiança e à ação”, reforça Cavalin.

 

Serviço
Live “Redação a Mil”
Data: 27 de outubro de 2025, às 19h
Participantes: Lucas Felpi, Gabrielle Cavalin (Poliedro) e Hunter (aluno nota mil)
Transmissão: Canais oficiais do Poliedro Educação no YouTube
Cartilha gratuita: disponível no site.

 

Sobre o Poliedro Sistema de Ensino

Unindo serviços especializados, eventos, produtos, tecnologias e soluções didáticas de excelência, o Poliedro Sistema de Ensino tem como objetivo trabalhar as potencialidades de cada Escola Associada respeitando a sua personalidade acadêmica e proporcionando a formação integral dos seus estudantes.

Com mais de 30 anos de atividades e uma metodologia comprovada e aplicada com sucesso em mais de 700 escolas do País, o Poliedro apoia mais de 230 mil estudantes para que realizem seus sonhos e conquistem os seus projetos.

Para mais informações, acesse o site.


PRESS MANAGER