Barra do Garças (MT) foi sede da 22ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, nos dias 6, 7 e 8 de outubro. A etapa ocorreu na sede da Friboi da cidade, onde 4.057 animais de 25 pecuaristas foram avaliados. A ação foi resultado de parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico.     

Do total de animais, 2.935 eram machos não castrados, sendo que 86% deles possuía até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 69% tinha cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,9 arrobas. 
Já entre as 1.572 fêmeas, 84% contava com até dois dentes incisivos permanentes e 86%, com cobertura de gordura mediana. O peso médio chegou a 16,4 arrobas.  
“A etapa de Barra do Garças foi um completo sucesso. Todos os 4.057 animais avaliados apresentaram excelente qualidade, fruto do ótimo trabalho dos neloristas da região”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e esperamos que as próximas etapas mantenham o nível de sucesso.”
Melhores lotes de carcaças de machos  
A Agropecuária Roncador, de Querência/MT, recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos. Paulo Sérgio Aguiar, da Fazenda Sol Nascente (Novo São Joaquim/MT) conquistou a medalha de prata e André de Morares Zucato, da Fazenda Vila Rica (Pedra Preta/MT), ficou com a medalha de bronze. 
Na premiação de melhor lote de carcaças de machos a pasto, Tarcírio Antônio Gebert, da Fazenda Buriti (Poxoréu/MT), foi agraciado com a medalha de ouro. 
Melhores lotes de carcaças de fêmeas 
Antônio Aparecido Savegnago, da Fazenda Santo Reis (Barra do Garças/MT) recebeu a medalha de ouro. A Agropecuária Roncador recebeu a medalha de prata e a medalha de bronze ficou com Silvio Atala Junqueira Franco, da Fazenda da Mata (Novo São Joaquim/MT). 
“Foi uma oportunidade de mostrar o potencial do nosso trabalho e dedicação. Ganhar esse Circuito é mais que um prêmio, é o reconhecimento do esforço coletivo, da paixão e compromisso pela pecuária. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa jornada e contribuíram para alcançarmos esse resultado e à organização, por proporcionar um evento tão importante para a valorização da raça Nelore e da pecuária brasileira”, comenta Guilherme Venancio Alves, gerente administrativo da Fazenda Santo Reis. 
Circuito Nelore de Qualidade          
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.          
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.          
SOBRE A ACNB       
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.  


 

Graziele Oliveira

Texto Comunicação Corporativa