Mulheres do município de Aripuanã terão acesso gratuito a exames preventivos de saúde nos dias 22 e 23 de maio de 2025, graças à chegada da unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher à cidade de Juína. A ação oferecerá exames de mamografia, Papanicolau e orientações em saúde da mulher, com foco na prevenção de doenças e promoção do bem-estar feminino.
A iniciativa foi viabilizada por meio de um pedido da deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, atendendo a uma solicitação da vereadora de Aripuanã, Érika da Conselvan, que destacou a alta demanda e carência por esse tipo de atendimento na região noroeste do Estado.
“Sabemos das dificuldades de acesso a exames preventivos na maioria dos municípios de Mato Grosso. Quando recebi o pedido da vereadora Érika, fiz questão de interceder para que essa importante ação social chegasse até as mulheres de Aripuanã”, ressaltou a deputada Janaina Riva.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Aripuanã, Luana Crestane Gomes, a logística da ação já está estruturada: 120 mulheres serão contempladas com transporte gratuito, ida e volta, até Juína. A saída ocorrerá às 7h da manhã, com destino ao Lions Club, onde os exames serão realizados. Dois ônibus com motoristas e profissionais de saúde acompanharão o grupo.
As interessadas devem comparecer à Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã para garantir a vaga e, no dia do atendimento, apresentar os seguintes documentos:
Cópia do RG
CPF
Comprovante de endereço
Cartão do SUS
Quem pode fazer os exames:
Mamografia: Mulheres de 40 a 69 anos ou com pedido médico;
Papanicolau (preventivo do colo do útero): Mulheres de 18 a 64 anos, com vida sexual ativa.
A unidade móvel estará localizada na Rua Amilton Lelo, nº 65, esquina com a Rua Carmem Miranda, em Juína.
A secretária Luana Crestane reforça que essa ação representa um avanço significativo para a saúde da mulher em Aripuanã:
“Estamos muito empenhados em promover o acesso aos exames preventivos. Sabemos que prevenir é sempre o melhor caminho.”
A ação reforça o compromisso entre os poderes públicos e instituições sociais em garantir mais acesso, dignidade e cuidado com a saúde das mulheres, especialmente em regiões que enfrentam dificuldades de estrutura ou deslocamento.
Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã.
0 Comentários