Marca brasileira lança operação internacional inovadora com foco em descentralização e renda passiva

Segundo o relatório European Franchise Report 2024, o setor de franchising em Portugal cresceu 10,5% no último ano — com destaque para o segmento de alimentação e delivery, que avançou mais de 20% no mesmo período. Esse cenário tem chamado a atenção de marcas internacionais e de investidores brasileiros, especialmente aqueles que buscam modelos mais modernos e acessíveis de empreender.

Foi de olho nessa movimentação que a rede Itália no Box, especializada em gastronomia italiana, anunciou sua expansão para o país com um modelo que promete ser um divisor de águas no franchising: a franquia com gestão compartilhada. Nesse formato, o investidor aporta R$ 150 mil, torna-se sócio de uma unidade, mas não precisa se envolver diretamente com a operação. Todo o gerenciamento — desde a montagem da loja, marketing local e captação de clientes até a gestão operacional — fica sob responsabilidade da franqueadora. Em troca, o investidor recebe mensalmente 3% do faturamento bruto da unidade.

"Essa é uma alternativa pensada para quem quer diversificar sua renda e empreender de forma inteligente, mas sem sair do seu trabalho atual ou mudar de país", explica Débora Alberti, sócia da marca. "Acreditamos que esse é o futuro de parte do franchising: modelos mais enxutos, com suporte completo e menos dependência da presença do franqueado no dia a dia."

A primeira unidade com esse modelo será inaugurada entre o fim de maio e início de junho em Aveiro, Portugal. Na sequência, estão previstas unidades nos distritos de Coimbra e Viseu. A escolha do país europeu não foi por acaso. Além da expansão do setor de franquias, o turismo em Portugal está em alta — o que impulsiona diretamente a demanda por serviços de alimentação fora do lar.

O conceito de franquias com gestão integral da franqueadora surge como resposta a uma nova geração de investidores, que valorizam praticidade, segurança e previsibilidade nos seus aportes. Em tempos de mudanças rápidas e novas dinâmicas de consumo, a descentralização da operação pode ser uma chave importante para escalar negócios, especialmente em mercados externos.

Esse novo modelo reforça uma tendência observada nos últimos anos: o empreendedorismo sem fronteiras e com formatos mais acessíveis e flexíveis, que se conectam com o perfil de brasileiros que desejam empreender de forma remota, sem abrir mão da solidez que o franchising oferece.

 

 SOBRE A EMPRESA

Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box, o conceito era claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. A marca entrou no mundo da franchising em 2018 e hoje está presente em 70 cidades e 18 estados no Brasil. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando 40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões.

 

press manager