Conectado por

Nacional

Novo RG: Primeiro lote do documento já foi entregue


Compartilhe:

Publicado por

em

Na última segunda-feira (27), o Governo Federal entregou a primeira remessa do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, conhecida popularmente como novo RG. Além disso, houve a divulgação do novo modelo de passaporte, com nova estilização da bandeira do Brasil e aumento no número de marcas d’água para maior segurança do documento.

P U B L I C I D A D E

A cerimônia de lançamento e entrega aconteceu no Palácio do Planalto, e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Lançado em fevereiro deste ano, o novo RG conta com a unificação das informações dos brasileiros através do número de CPF, além de alterações no design e novos dados associados ao documento.

Como foi a entrega dos documentos?

Segundo o Governo Federal, a implementação das mudanças na carteira de identidade garante que o documento será o mais seguro do Brasil, e também um dos mais confiáveis no mundo. Neste sentido, terá emissão em modelo único por todos os estados e também pelo Distrito Federal, sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública.

O cronograma do governo estabelece que a emissão começará a acontecer a partir do dia 4 de agosto em sete estados do país, sendo estes o Acre, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, a emissão também vai acontecer no Distrito Federal, mas os demais estados estarão aptos a produzir o documento até março do ano que vem, com implementação gradual nas outras regiões.

A cerimônia de entrega dos documentos concedeu o novo RG para os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Anderson Torres, responsável pela Justiça e Segurança Pública. Ademais, receberam o documento outras pessoas associadas ao projeto-piloto e planejamento do documento.

No evento, os representantes do governo ressaltaram a característica do novo RG como documento de viagem, pois passará a constar com o código MRZ, presente também nos passaportes. Neste caso, o documento permitirá o embarque nos terminais de autoatendimento para viagens realizadas exclusivamente em países membros do Mercosul.

Sendo assim, as viagens em demais países continuam exigindo a apresentação dos passaportes, e o novo RG não substitui o documento nos países do Mercosul, apesar de facilitar a identificação e embarque. A previsão é que o documento atual mantenha validade de cinco anos para crianças que tenham até 11 anos de idade.

Para pessoas com idade entre 12 anos e 59 anos completos, a previsão é que o documento seja válido por até dez anos, com validade indeterminada para acima dessa faixa etária. Sendo assim, a transição para o novo RG será gradativa e não obrigatória para a população idosa, ficando a critério desses cidadãos.

O documento também terá uma versão digital, de modo que possa ser acessado fisicamente ou virtualmente a partir de um aplicativo, ainda em desenvolvimento. Assim como a CNH, o novo RG terá leitura das informações através do QR Code, integrando as informações do cidadão na plataforma.

Fonte: Concursos no Brasil

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br