Conectado por

Concursos

Concurso INSS já tem prazo para ser lançado; oferta de 1 mil vagas no país


Compartilhe:

Publicado por

em

concurso INSS é um dos mais esperados pelos concurseiros de todo o Brasil. O novo certame do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ter 1 mil vagas de início imediato. A autorização do certame aponta que há um prazo máximo para que o edital seja divulgado.

Vale lembrar que, ao menos por enquanto, o concurso INSS ainda não divulgou qual será banca organizadora do certame. É possível que a decisão saia em breve, com um anúncio nas próximas semanas.

Concurso INSS: edital possui prazo para ser lançado

A Portaria SEDGG/ME nº 5.315, que liberou a realização do concurso INSS determina algumas regras para o certame. Entre as normas está o prazo máximo de divulgação do edital. Segundo o documento, o INSS deve fazer a divulgação em até seis meses após a publicação da Portaria.

Portanto, para que o concurso INSS seja realizado, o edital deve ser liberado até o mês de dezembro de 2022. Como informado, ainda não houve escolha da banca organizadora. Então, somente depois que isso ocorrer, o edital, provavelmente, será divulgado.

Concurso INSS: vagas e etapas

As 1 mil vagas do concurso INSS serão para o cargo de Técnico do Seguro Social. Caso os requisitos dos certames anteriores sejam mantidos, as oportunidades exigirão ensino médio completo dos candidatos ou alguma formação técnica que seja equivalente ao nível médio.

As remunerações ainda não foram divulgadas, pois o edital ainda não saiu. Contudo, é possível estimar que a jornada de trabalho dos novos aprovados deverá ser de 40 horas semanais, como ocorre com quem já faz parte do instituto.

Como o edital deverá ser lançado ainda em 2022, recomendamos que se o concurseiro ainda não começou a estudar, passe a se organizar para começar os estudos. Geralmente, o concurso INSS para Técnico do Seguro Social possui provas escritas objetivas com as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética e Regime Jurídico Único (RJU);
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Seguridade Social.

Ainda pode ter uma redação com um tema a ser determinado na prova.

Como foi o concurso INSS anterior

O concurso INSS anterior foi realizado no ano de 2015 e contou com a organização do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Naquela época, foram ofertadas 950 vagas de início imediato, sendo 150 para Analista (nível superior) e 800 para Técnico (nível médio).

Apesar do edital do concurso ter sido lançado em 2015, as provas foram realizadas no ano seguinte. Quem foi aprovado para Analista do Seguro Social e foi chamado passou a ganhar R$ 7.496,09. No caso do Técnico do Seguro Social, os ganhos eram de R$ 4.886,87.

Concursos no Brasil

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento