Conectado por

Amazonas

Wilson e Amazonino disputam 2º turno no AM; David fica em 3º lugar


Compartilhe:

Publicado por

em

Wilson Lima (PSC) e Amazonino Mendes (PDT) vão disputar o segundo turno para o governo do Amazonas no dia 28 de outubro. O candidato do PSC teve 33,97%, enquanto o do PDT, 32,50%. David Almeida ficou em terceiro lugar na disputa deste domingo (5), com 23,60% dos votos. Veja apuração completa.

P U B L I C I D A D E

Wilson foi o primeiro a ser confirmado para o segundo turno. Com 94% das urnas apuradas, Amazonino, que tenta reeleição, foi confirmado como concorrente.

Com 99% das urnas apuradas, Wilson teve 595.349 votos, enquanto Amazonino somou 569.876 votos. Almeida ficou com 413.902.

O jornalista Wilson Lima fez uma coletiva de imprensa logo após ser confirmado para o 2º turno das eleições. Ele agradeceu aos eleitores e reforçou que deve priorizar a transparência caso for eleito.

“O povo foi dizer ‘eu quero um estado diferente para mim e para minha família’ entendendo que o nosso trabalho só está começando. O nosso trabalho é muito grande e, na medida que o tempo vai passando, nós vamos sentindo a responsabilidade de cuidar da vida dessas pessoas. Nós estamos muito comprometidos. Vamos continuar ouvindo o cidadão e nossa campanha vai continuar sendo a do diálogo, da transparência e da participação do cidadão. Nós vamos continuar caminhando ao lado povo”, disse.

O candidato Amazonino Mendes (PDT) fez o primeiro pronunciamento após divulgação do resultado da votação. O político que busca a reeleição, comentou o resultado da votação do primeiro turno.

“Acabamos de terminar o primeiro turno de uma eleição extraordinária, incrível e diferente. Surpreendeu muita, mas a mim confesso que não. Agora a luta vai começar. Ir para campo de ideias, das propostas. Uma nova eleição. Não vejo motivo de euforia do adversário, vamos tirar isso fazendo coisas concretas e verdadeiras, não pura expectativa com palavras. (…) Não enfrentei um candidato convencional, mas um candidato de conjuntura. Muito natural, normal. A eleição não terminou, estar incurso. Empate técnico, não uma derrota”, afirmou.

Quem são os candidatos?

Amazonino Mendes, tem 77 anos e nasceu em Eirunepé. Em 1983, Mendes chegou à Prefeitura de Manaus. Em 1987, um ano após o término do seu mandato de prefeito, foi eleito pela primeira vez governador do Amazonas. Em 1990, ele chegou ao Senado. Três anos após ser eleito senador, o político retornou à Prefeitura. Desta vez, o mandato dele durou dois anos. Isso porque, em 1994, ele deixou o cargo para assumir, pela segunda vez, a função de governador do Amazonas. Ele ficou no cargo até o ano de 2002. Em 2004, tentou candidatura à Prefeitura de Manaus, mas foi derrotado por Serafim Corrêa. Em 2006, amargou outra derrota, desta vez para o governo. Ele foi vencido por Eduardo Braga. Em 2008, Amazonino voltou a se candidatar à Prefeitura, sendo eleito no 2º turno. Em 2017, Amazonino foi eleito para um mandato tampão, após a cassação de José Melo (PROS).

Wilson Lima é jornalista, de 42 anos, e nasceu na cidade de Santarém, no Pará. Os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Turística lhe renderam o convite para ser assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba/PA, onde atuou por quatro anos. Ele já atuou como locutor comercial e apresentador de um programa jornalístico no Pará. A mudança definitiva para Manaus ocorreu em 2006, quando foi convidado para ser repórter de TV em uma emissora local. Neste período, iniciou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e também apresentava um programa de rádio. Em 2009, exerceu a função de mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus. Em 2010, assumiu novamente a apresentação de um programa de TV.

Campanha e propostas

Estreante na política do Amazonas, Wilson Lima recebeu críticas de canditados durante a campanha, o que causou polêmica ao ser questionado sobre a inexperiência no campo político. O candidato aproveitou para se mostrar como opção para o novo e prometeu, durante campanha mais transparência na gestão pública.

A nomeação de concursados na capital e no interior também fazem parte do plano, que incluem ainda aumento do efetivo das forças de segurança por meio de concursos públicos. No quesito Emprego e Renda, o plano apresenta a alternativa de redução tributária para empresas que aderirem a programas de incentivo a jovens aprendizes, de mulheres e outros. O programa também insere aplicação de recursos para a UEA, além de realizar um cronograma de conclusão das obras da Universidade.

A campanha de Amazonino foi marcada, sobretudo, por declarações a respeito da segurança do estado. Uma das ações que ele realizou neste âmbito, que foi um acordo com ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani para ações de segurança e custou R$ 5 milhões causou polêmica.

Em seu plano de governo, Amazonino disse ainda que vai priorizar a expansão das atividades econômicas, visando geração de empregos e renda, além de investimentos da rede de ensino integral e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da tecnologia, como acesso à internet nas cidades. A área de infraestrutura também foi citada durante a campanha, com a estruturação das rodovias AM-070, AM-010 e BR-319.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br