Conectado por

Televisão

Vikings: Tesouro encontrado na Escócia mostra como era o humor dos nórdicos no passado

Publicado por

em

Diversos achados da era viking tem sido encontrados por arqueólogos e também pesquisadores nos últimos anos. Dessa vez, objetos datados dos séculos 9 e 10 contendo mais de 100 peças foram localizados na região de Galloway, na Escócia.

Continua após a publicidade

Entre os itens do tesouro está um broche de prata irlandês, uma seda de Istambul, artefatos de ouro e cristal. Todos eles estavam dentro de uma curiosa panela. Segundo informações do pesquisador Richard Welander, do Historic Environment Scotland, essa descoberta viking é uma das mais importantes da história.

“Antes de remover os objetos, tomamos a medida bastante incomum de escanear o pote em tomografia computadorizada, para que pudéssemos ter uma ideia aproximada do que estava lá e planejar melhor a extração delicada processo”, disse o pesquisador.

O temperamento dos antigos vikings

Os achados também explicam um pouco sobre o temperamento dos vikings. Mostra um pouco sobre suas rivalidades e também são capazes de trazer detalhes como o senso de humor dos guerreiros, pouco conhecido atualmente.

“Esses objetos impressionantes nos fornecem uma visão incomparável do que estava acontecendo nas mentes dos vikings em Galloway todos esses anos atrás. Eles nos falam sobre as sensibilidades da época, revelam demonstrações de rivalidades reais e alguns dos objetos trazem um senso de humor, pelo qual os vikings nem sempre são conhecidos.”, completou Richard.

Arqueólogo pode ter descoberto o segredo do sucesso dos Vikings

O arqueólogo Andreas Hennis, daUniversidade de Uppsala, Suécia, liderou um estudo que revelou o segredo do sucesso dos vikings no passado. Ele teria auxiliado os guerreiros nórdicos durante a conquista da Europa e também descoberta da América.