Conectado por

Nacional

Vídeo: Meteoro de longa duração é visto no céu do Ceará

Publicado por

em

Um grande meteoro foi registrado na noite de 20 de junho no Ceará, com trajetória entre as cidades de Jaguaretama e Icó. A bola de fogo chamou a atenção de moradores dos municípios por ter se manifestado no céu por oito segundos, o que é considerada uma longa duração para um fenômeno do tipo, conforme Lauriston Trindade, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

Continua após a publicidade

“Há relatos também de pessoas que ouviram um grande barulho seguido desse meteoro. Esses grandes meteoros geralmente acontecem na madrugada, quando a maioria das pessoas estão dormindo, então passam despercebidos. Mas esse aconteceu relativamente cedo, às 23h, por isso mais pessoas repararam”, explica.

Trajetória

Meteoro de longa duração é visto no céu do Ceará

O corpo celestre foi captado por quatro câmeras de observadores amadores. Duas delas estavam posicionadas no Ceará, em Maranguape e Iguatu; outras duas estavam na Paraíba, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Com a ajuda dos equipamentos foi possível calcular a trajetória e outros detalhes do objeto.

“Ele percorreu a atmosfera da terra com uma velocidade de 12km/segundo [43 km/h] e atravessou 117 quilômetros, até cair na altura de Icó. De posse da trajetória, estamos tentando determinar a região onde possa existir os meteoritos”, afirma o observador.

Trajetória do meteoro visto no Ceará, entre Jaguaretama e Icó. (Foto: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon))

Trajetória do meteoro visto no Ceará, entre Jaguaretama e Icó. (Foto: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon))

“Ainda é necessário fazer diversos cálculos e uma análise mais aprofundada, mas estamos estimando que possa ter sobrado alguns quilos de meteorito”, supõe Lauriston Andrade, referindo-se aos fragmentos que podem ter sobrado do bólibo.

A maioria meteoros que chega à atmosfera terrestre desintegra-se antes de atingir o solo.

Apesar de ter atraído os olhares da população das cidades por onde sobrevoou, o meteoro não causaria grande perigo com a queda. “Esse tipo não tem riscos para as pessoas, principalmente porque caiu na zona rural, numa região pouco povoada”, comenta o membro da Bramon.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *