Conectado por

Saúde

Veja 4 mitos e verdades sobre limpeza hepática


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Nos aplicativos de mensagens e redes sociais, você já deve ter se deparado com receitas recomendadas para eliminar a gordura no fígado. Os métodos supostamente “milagrosos” vão desde o consumo de vinagre de maçã até jejuns intermináveis. Mas é preciso ter cuidado com o compartilhamento dessas instruções, pois muitas vezes elas não passam de fake news. Para saber o que a ciência já desvendou como mitos e verdades sobre limpeza hepática, confira os tópicos a seguir.

Mitos e verdades sobre limpeza hepática

Vinagre de maçã ajuda a limpar o fígado

Mito. Por mais que em quantidades pequenas o vinagre de maçã possa trazer nutrientes importantes para a saúde, é preciso ter cautela com seu uso. Um estudo feito em camundongos apontou que utilizar grandes quantidades de vinagre de maçã, sem diluir, pode causar efeitos negativos no fígado e nos rins. Mas vale ressaltar que são necessários estudos em seres humanos para entender os reais efeitos do alimento.

Chá de alecrim é bom para a limpeza hepática

Parcialmente verdade. Por um lado, é importante lembrar que não existe um alimento específico que sirva para limpar o fígado, mas sim um conjunto de hábitos saudáveis. Porém, o alecrim, ainda assim, pode ser um aliado na proteção do órgão. Isso porque outra pesquisa feita em camundongos apontou que a planta possui ácido rosmarínico e ácido carnósico, que podem reduzir significativamente os níveis de triglicerídeos hepáticos, colesterol total e ácidos graxos livres no organismo.

A cúrcuma ajuda na prevenção de doenças hepáticas

Verdade. A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma planta medicinal bastante pesquisada por conta de suas propriedades terapêuticas. Em um estudo feito em camundongos, a especiaria se mostrou eficaz na redução do comprometimento das funções afetadas no fígado, protegendo-o contra danos causados pela gordura hepática. Ainda assim, são necessários estudos feitos em humanos para comprovar o seu uso protetor.

Alho pode ser prejudicial à saúde do fígado

Mito. Uma pesquisa científica mostrou que a ingestão de alho em pó em uma alimentação saudável e supervisionada pode levar a uma melhora significativa na gordura hepática e nos sintomas relacionados a essa condição.

Conclusão: resumindo os mitos e verdades sobre limpeza hepática, o que a ciência já sabe a respeito do fígado é que uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e grãos integrais, é capaz de prevenir problemas de saúde relacionados ao órgão. Portanto, mais do que saber se determinado alimento faz bem ou não, atente-se em seguir uma dieta equilibrada. Assim você beneficia o fígado e o corpo todo!

Nutritotal.com.br

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento