Conectado por

Acre

Vacinação contra Covid-19 em pessoas de 60 anos ou mais continua nesta segunda (19) em Rio Branco


Compartilhe:

Publicado por

em

A prefeitura de Rio Branco continua vacinando o público de 60 anos ou mais contra Covid-19 nesta segunda-feira (19) em cinco unidades básicas de saúde e ainda no drive-thru montado no antigo pátio do Detran das 8h às 17h.

Quem precisa tomar a segunda dose da vacina também deve procurar os postos de vacinação, conforme data descrita na carteira de vacinação.

Nessa sexta (16), o Acre recebeu 15,4 mil doses de vacinas, sendo 6,4 mil doses da CoronaVac e 9 mil da Oxford-AstraZeneca. Do total recebido, 9 mil vão ser destinadas para aplicação da primeira dose, 5.110 mil para a segunda e 1.290 para trabalhadores de saúde e profissionais de saúde e forças de segurança.

A capital acreana recebeu 4,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan, nessa sexta. Confira os locais de vacinação:

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC

Unidades de Saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Segunda dose

  • Coronavac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.

  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 105.572 até esta segunda, sendo 83.807 da primeira dose e 21.765.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

O número de pessoas com Covid-19 na fila de espera por um leito de UTI continua alto nesse domingo(18). O boletim de assistência que acompanha os leitos no estado mostra que há 14 pacientes aguardando uma vaga, uma pessoa a menos que no sábado (17), quando 15 infectados pela doença esperavam por um leito. Além disso, o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mais 13 mortes pela doença e 71 casos novos, fazendo o número de infectados sair de 75.334 para 75.405.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 100 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 95%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

G1.globo.com