Conectado por

Mato Grosso

Vacinação contra a febre aftosa atinge 99,7% do rebanho mato-grossense


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio deste ano, 99,7% do rebanho mato-grossense foram vacinados. Percentual que corresponde a 29.796,789 milhões de cabeças e segue os bons registros nos trabalhos que desde 2005, apresenta alcance superior a 99% do rebanho Estadual.

Nesta edição, os bovinos e bubalinos de todas as idades foram imunizados. Com exceção dos animais do baixo Pantanal mato-grossense, que devem ser vacinados no fim deste ano.

Das 105 mil propriedades de cria, 2.471 mil foram vistoriadas por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), durante o período de vacinação. Atendendo a determinação de que o Instituto deve acompanhar a vacinação em, ao menos, 2% das propriedades.

Presidente do Indea, Tadeu Mocelin (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O presidente Indea, Tadeu Mocelin, disse que apesar das dificuldades em realizar a campanha, por conta da dificuldade financeira vivida pelo governo estadual, refletida no Instituto, o trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura (Mapa), entidades representativas e produtores, contribuiu para o bom desempenho.

Mocelin ressaltou que o último foco da doença no Estado ocorreu em janeiro de 1996 e agora, “esse trabalho nos leva para uma possível retirada dessa vacina. Nos leva, obrigatoriamente, ao status máximo sanitário que é ser livre da febre aftosa, sem vacinação”, pontua.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *