Conectado por

Cuiabá-MT

Vacina contra Covid-19 em Cuiabá: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer


Compartilhe:

Publicado por

em

A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 20 de janeiro em Cuiabá. Já foram vacinadas 111.462 pessoas na capital com a primeira dose e 48,5 mil com a segunda dose, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até esta segunda-feira (17).

P U B L I C I D A D E

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo em cinco polos:

  • No Centro de Eventos do Pantanal, (polo central) das 8h às 18h, atendendo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde em ponto fixo
  • No SESI Papa, das 9h às 17h, atendendo a idosos no veículo com espaço pós-vacina
  • No campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em frente ao Restaurante Universitários, (RU), das 9h às 17h, atendendo a todos com a segunda dose (suspensa temporariamente);
  • No Sesc Balneário, no bairro São João Del Rey, das 9h às 16h, atendendo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde em ponto fixo
  • No Teatro Zulmira Canavarros, no prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, atendendo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde em ponto fixo

No entanto, nesta segunda-feira (17), a aplicação de segunda dose de Coronavac e o funcionamento do polo de vacinação no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram temporariamente suspensos, até que chegue nova remessa do imunizante por parte do governo federal, previsto para ocorrer na terça-feira (18).

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), que afirmou que só tem no estoque o quantitativo necessário à aplicação dos pacientes renais, que fazem tratamento nas clínicas de hemodiálise de Cuiabá.

O que precisa levar

É preciso levar o comprovante do agendamento em ambos os polos, bem como documento com foto e número do cartão SUS.

Ao chegar no polo de vacinação, a pessoa que será vacinada deverá apresentar um comprovante de endereço de Cuiabá em nome próprio ou de algum familiar cujo parentesco seja comprovado através de documento pessoal.

O município atende à notificação recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE) que orienta que sejam vacinados primeiro os trabalhadores vinculados a estabelecimentos e exercício de atividades com alto risco de contaminação pelo coronavírus e que as categorias de profissionais de educação física, integrantes de serviços veterinários ou que sejam exclusivamente de estética sejam vacinados em momento posterior da campanha de imunização.

Quem será vacinado com a próxima remessa:

  • Pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos.
  • Pessoas com doença renal crônica e que faz hemodiálise
  • Gestantes e puérperas com comorbidades (acima dos 18 anos)
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos
  • Pessoa com deficiência cadastrada no BPC com 55 a 59 anos

Quem continua a ser vacinado:

  • Profissionais dos hospitais, pronto atendimento, laboratórios e centro de diagnóstico por Imagem que fazem exames para Covid-19, unidades de saúde da Atenção Primária e Secundária e Vigilância em Saúde;
  • Idosos acima de 60 anos
  • Pessoas com comorbidades

Suspensão das vacinas em grávidas

A vacinação de mulheres grávidas e puérperas sem comorbidades foi suspensa em Cuiabá e os cadastros já realizados foram excluídos, no dia 13 de maio. A Prefeitura de Cuiabá disse que está seguindo a orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização.

A aplicação da vacina Astrazeneca neste público ainda não tinha começado na capital. Até agora estavam sendo feitos apenas os cadastros no site da vacinação.

De acordo com a prefeitura, a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades em Cuiabá continuará sendo realizada com o imunizante da Pfizer, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também orientou a suspender a imunização deste grupo com a vacina da Astrazeneca.

As gestantes e puérperas com comorbidades deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de laudo médico.

Ainda segunda a prefeitura, para as grávidas que já foram vacinadas com a primeira dose – do grupo de trabalhadores da saúde e forças de segurança – as orientações detalhadas ainda serão emitidas em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações e divulgadas pela coordenação da campanha de vacinação de Cuiabá.

Campanha de vacinação

A campanha de imunização contra a Covid-19 foi retomada no dia 2 de março no Centro de Eventos do Pantanal, com a aplicação da segunda dose dos trabalhadores da saúde que já tomaram a primeira dose da Coronavac.

A aplicação da primeira dose ficou suspensa no município por duas semanas por falta de doses. Em seguida, continuaram sendo imunizados apenas os idosos acamados acima de 85 anos.

A vacina já contemplou trabalhadores de unidades de saúde públicas e privadas do município, indígenas e idosos com mais de 60 anos.

O agendamento continua sendo através do site para esses grupos.

Confira as fases e etapas de vacinação na capital:

 

Fases da vacinação em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá/Reprodução

Fases da vacinação em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá/Reprodução

Já os grupos indígenas são vacinados pelo estado desde o dia 19 de janeiro. Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira índia vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso, na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá.

O que fazer se você está nos grupos prioritários

Os imunizantes são aplicados por equipes de saúde da Prefeitura de Cuiabá. A vacinação de todos os grupos prioritário acontece nos polos de vacinação já citados na matéria.

Dúvidas

Não consegui realizar o agendamento para vacinação de idoso no site da Prefeitura porque deu erro. O que eu faço?

Quando a pessoa faz o agendamento e dá erro, ela deve mandar um e-mail para cadastrocba.covid@gmail.com e solicitar o cancelamento do agendamento.

Após receber a resposta, a pessoa deve fazer de novo. Quando a pessoa faz o cadastro, mas não consegue abrir o campo “agendar sua triagem”, é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

Um dos erros mais comuns que tem acontecido é no campo “Grupo de risco”, pois muita gente faz o agendamento e não seleciona o grupo certo: trabalhadores da saúde ou idosos a partir de 85 anos. É preciso selecionar o grupo de risco para o cadastro ser finalizado corretamente.

Sou profissional da saúde e ainda não fui vacinado. Não consigo fazer o agendamento. Por quê?

Neste momento está sendo realizada a vacinação dos idosos a partir de 85 anos e da segunda dose dos trabalhadores da saúde. A agenda para primeira dose dos trabalhadores da saúde está fechada porque Cuiabá não recebeu mais doses para esta finalidade. Assim que receber, a agenda será reaberta e divulgada no site da prefeitura.

Fui vacinada com a AstraZeneca e quero agendar a segunda dose. Como devo proceder?

A segunda dose da AstraZeneca só deve ser tomada 90 dias após a primeira. Quando chegar perto da data escrita a lápis no cartão de vacinação, você deve ficar atenta para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura.

Tenho um parente incluso no grupo prioritário que teve Covid-19 recentemente. Ele pode ser vacinado?

Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunização, pessoas que tiveram Covid-19 e que estiveram internadas só devem ser vacinadas após 30 dias da alta médica. E aqueles que tiveram Covid-19, mas que não precisaram ser internadas só devem ser vacinadas após 30 dias do início dos sintomas.

Como os idosos acamados são vacinados?

Um parente ou conhecido do idoso acamado deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer o cadastramento do idoso. Uma equipe móvel da Secretaria Municipal de Saúde vai agendar a vacinação desse idoso e irá até a casa dele para fazer a imunização.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br