Conectado por

Rondônia

Unidade de saúde do São Sebastião enfrenta sérios problemas; vereadora Ada Dantas fiscaliza


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta quarta-feira (20), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN), esteve visitando as dependências da Unidade de Saúde do Bairro São Sebastião. Na oportunidade, a parlamentar conversou com alguns servidores, sendo informadas de vários problemas existentes naquele local.

Um dos principais problemas que está atrasando o trabalho dos funcionários, bem como refletindo em prejuízos aos pacientes, é a falta de sistema que gere todo o funcionamento de registros de consultas, acompanhamentos, entre outros. A falta de sistema ocorre há aproximadamente dois meses devido instalação elétrica inadequada e, com isso, resulta em prejuízo aos pacientes, principalmente os Tuberculosos, cujo acompanhamento era realizado pelo sistema e, com a falta deste, não há como saber se o paciente apresentou melhora em seu tratamento.

A unidade possui apenas uma porta de entrada e não conta com saída de emergência, o que é grande risco para todos que transitam pelo prédio. “Há mais de dois anos que não temos extintores de incêndio. Esse prédio foi construído em cima de fontes de água e a estrutura está cedendo. Nós trabalhamos sob risco diário”, informou uma enfermeira que preferiu não ter a identificação revelada.

A sala onde é realizado o preventivo está sem pia para a higienização das mãos, além do mais, o aparelho “Foco”, para a realização de preventivo está quebrado desde que estourou durante uso, sendo o trabalho realizado de forma improvisada. A farmácia da unidade também está sem central de ar, desde dezembro de 2018.

Uma das salas foi reformada por estagiários de uma faculdade da capital, que trabalharam na unidade de saúde e, por conta própria, fizeram pintura, colocaram móveis dentre outras melhorias.

A população fez abaixo assinado para a volta do ex-diretor, Evewilton Guedes, que por motivo não informado, foi retirado da unidade. “O Guedes era um excelente diretor, ninguém aqui pode reclamar dele. Atendia os pedidos da população e dos servidores, e melhorou muito essa unidade”, disse um servidor.

A vereadora Ada Dantas afirmou que irá buscar a secretaria de saúde para que tão logo essas problemáticas sejam resolvidas.