Conectado por

Geral

Unemat participa pela segunda vez consecutiva do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional


Compartilhe:

Publicado por

em

Alunos do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participarão da 15ª edição do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional (CADN) que será realizado de 27 a 31 de agosto na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo.

P U B L I C I D A D E

O evento ocorre anualmente em sistema de rodízio entre as academias militares das três Forças Armadas, sendo um dos grandes eventos sobre o tema no Brasil. No total, foram selecionadas 46 equipes civis e militares de todo o país, sendo que, a da Unemat foi a quarta a ser classificada.

A equipe orientada pelo professor do curso de Geografia, do câmpus de Sinop, Vinicius Modolo Teixeira apresentará o artigo científico ‘”Perspectivas para a cooperação aeronáutica na América do Sul”, que trata, dentre outros aspectos, das iniciativas e possibilidades de integração da indústria aeronáutica de defesa, geopolítica e integração sul-americana.

Além do professor a equipe é composta por cinco alunos, dois de Colíder: Ana Claudia Taube Matiello e Mayalu Kokometi Waura Txucarramãe e três de Sinop: José Henrique de Souza, Alisson Oliveira e Ricardo Henrique Gomes.

Segundo Vinicius, a participação no evento amplia os conhecimentos dos alunos a respeito de assuntos relevantes ao trabalho do futuro geógrafo e professor de Geografia, como a defesa nacional, geopolítica e o papel das Forças Armadas. “A troca de experiências entre os integrantes das equipes civis e militares e a convivência dentro de uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país, reforça os laços de integração entre a academia e o meio militar, promovendo debates essenciais para compreender nossa atual condição como nação”, disse o professor que frisou que a participação da Unemat se dá pelo segundo ano consecutivo.

Durante uma semana as equipes participantes irão, além de apresentar seus artigos científicos, conhecer a rotina dos cadetes da aeronáutica, as instalações da Academia da Força Aérea, assistir palestras, debater temas relevantes a defesa nacional e desenvolver atividades desportivas.

De acordo com o professor Vinicius, que realiza pesquisas na área de Geopolítica, a iniciativa de participar do evento vem de encontro com as atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa que coordena: Geopolítica das organizações de cooperação em Defesa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br