Conectado por

Turismo & Laser

Turismo e conservação representam os 20 anos do Parque Estadual da Serra do Papagaio


Compartilhe:

Publicado por

em

Em comemoração aos 20 anos do Parque Estadual da Serra do Papagaio, a equipe do Terra da Gente explorou cada canto do local e se deparou com cachoeiras, montanhas e vistas de tirar o fôlego.

P U B L I C I D A D E

Aberto para a visitação, o Parque é uma unidade de preservação importante para a região do sul de Minas Gerais. Espécies da fauna e da flora comuns de Mata Atlântica são preservadas em toda unidade, que abrange cinco municípios, sendo que a principal estrutura para receber o turista está em Baependi e em Aiuruoca (MG). As cidades de Alagoa, Itamonte e Pouso Alto também abrigam o Parque.

Florestas ombrófilas mistas, onde predominam as araucárias, e florestas ombrófilas densas se misturam à vegetação de campos de altitude, ricos em biodiversidade, onde é possível fazer trilhas e caminhadas.

 Uma das cachoeiras possui queda d'água de 130 metros (Foto: Carlos Alberto Coutinho/TG)

Uma das cachoeiras possui queda d’água de 130 metros (Foto: Carlos Alberto Coutinho/TG)

Desenvolvimento sustentável

A população local ainda passa por adaptações quanto à implementação da unidade de conservação, mas as estratégias encontradas valorizam a proteção da região e funcionam como atividades de desenvolvimento sustentável. É o caso do turismo ecológico.

Além de trilhas dos mais diversos níveis e extensões, as cachoeiras desafiam os aventureiros e são conhecidas internacionalmente no “universo” do canyoning, como o Canyon do Cavalo Baio, um dos pontos mais procurados no parque para a prática do esporte radical.

Restaurantes, serviços de hotelaria e de guia de aventura também compõem as atividades sustentáveis desenvolvidas pelas comunidades locais.

 O Parque possui diferentes tipos de vegetação como florestas ombrófilas densas e campos de altitude (Foto: Carlos Alberto Coutinho/TG)

O Parque possui diferentes tipos de vegetação como florestas ombrófilas densas e campos de altitude (Foto: Carlos Alberto Coutinho/TG)

Visite o Parque

Quem se interessar por conhecer o Parque deve preenhcer um formulário online disponível na página oficial do Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Facebook, ou no site do Instituto Estadual de Florestas.

O registro online é importante para a gestão quantificar as visitas e, assim, dimensionar os esforços de manutenção das trilhas e monitoramento das áreas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br