Conectado por

Artigos & Colunas

Tudo errado, mas dá certo! – por Oscar D’Ambros

Publicado por

em

Há filmes que reúnem todas as características para que tudo dê errado, mas, quase inexplicavelmente, funcionam. É o caso de “See You Soon” (“Até breve”).  A narrativa é batida, a abordagem pode ser considerada sexista e as interpretações não têm nada de especial, mas há uma convicção no conjunto da história que faz com que o conjunto funcione.

Continua após a publicidade

Liam McIntyre interpreta um jogador de futebol dos EUA que, cego pelo próprio sucesso e pelo talento admirado pelo mundo, prestes a se transferir para a Inglaterra, envolve-se em um sério acidente de carro e sofre séria lesão em uma das pernas. Descrente de si mesmo e do mundo, embarca em um cruzeiro, onde conhece uma atendente do bar russa.

Ela, por sua vez, vem da fuga de uma relação abusiva com o marido e convive com a dificuldade de cuidar sozinha de seu filho, um menino que tem o jogador como ídolo. A atriz Jenia Tanaeva possui uma beleza e sensualidade ímpares, que oscilam entre a misteriosa personalidade, o corpo escultural e um ar de angelical carência afetiva.

Nesse contexto, um momento definitivo na aproximação do casal central ocorre quando o atleta reencontra a alegria de jogar futebol com um grupo de meninos em uma praia. Findo o cruzeiro, um encontro dos apaixonados é marcado em São Petersburgo, cidade dela, mas a nova aproximação só se realiza por um lance do destino, numa reviravolta do enredo.

Enfim, nada há de novo em tudo isso, mas a emoção impera do começo ao fim. Talvez porque a direção de David Mahmoudieh aposte apenas nisso: contar bem uma história, assumindo os clichês e o desejo de todos nós de viver e contar edificantes histórias de amor, por mais lugar comum que isso possa parecer.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.