Conectado por

Nacional

Trinta e duas pessoas se suicidam diariamente no Brasil: ‘Setembro Amarelo’ chama atenção para o problema


Compartilhe:

Publicado por

em

Trinta e dois suicídios acontecem diariamente no Brasil. Mas este número pode ser reduzido. Pensando nisso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza, durante o mês de setembro, uma série de atividades em alusão ao ‘Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio’.

“Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o copo está para transbordar e, nesse momento, ou antes disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente. Conversar com alguém, seja conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento”, afirma Carlos Correia, voluntário e porta-voz do CVV. Segundo ele, muitas vezes as pessoas precisam de acompanhamento médico e/ou psicológico, mas o serviço do CVV atua em situações de crises como complemento a esse tratamento.

O suicídio já foi um ‘tabu’ muito maior, mas ainda é difícil falar sobre o assunto. De acordo com a assessoria do CVV, o ano de 2017 foi um marco nacional nesse quesito, com a ocorrência de alguns fatores que colaboraram a população como um todo a dar mais atenção ao tema e procurar informações.

Em Cuiabá, a programação do Setembro Amarelo começa na próxima segunda-feira (10), com uma caminhada, e segue até o final do mês, com um Curso de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. No entanto, não é preciso estar ligado ao CVV ou a outra instituição para se mobilizar. Empresas podem fazer ações internas, distribuir materiais informativos disponíveis no site www.setembroamarelo.org.br e promover palestras. Órgãos públicos podem iluminar de amarelo fachadas de prédios, promover atividades, falar sobre prevenção nas unidades de saúde e escolas. E cada pessoa pode se mobilizar usando uma fita amarela ou vestindo amarelo, levantando o tema em seus grupos e buscando informações confiáveis sobre o assunto.

Confira a programação completa:

Caminhada pela Vida
10/09 – 19h, com saída da Praça Santos Dumont.
 
Mini curso “Tristeza, Depressão e Crise Suicida”
18/09 – 13h3 as 17h30, no Teatro da UFMT.
Palestrante: Dr. Neury José Botega
O curso é aberto a comunidade e sem custo. As inscrições serão feitas pela internet (em breve será divulgado o link).
 
Curso de Prevenção e Posvenção ao Suicídio
21, 22 e 23/09
Dr. Carlos Henrique Aragão Neto
O curso é aberto a comunidade e sem custo. As inscrições serão feitas pela internet (em breve será divulgado o link).

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.400 voluntários em 90 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

* Dados do Ministério da Saúde

Para saber mais, acesse:
www.setembroamarelo.org.br
facebook.com/setembroamarelo/
instagram.com/setembroamarelo/
 
Mais informações
cvv.org.br 
facebook.com/cvvoficial
instagram.com/cvvoficial/
twitter.com/CVVoficial

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *