Conectado por

Porto Velho

TRANSPARÊNCIA: Prefeito Hildon Chaves apresenta balanço das ações da Agência de Desenvolvimento


Compartilhe:

Publicado por

em

Foram listados três eixos principais de fomento ao desenvolvimento socioeconômico

P U B L I C I D A D E


No balanço apresentado pelo prefeito Hildon Chaves, através da Agência de Desenvolvimento do Município de Porto Velho, criada em sua gestão, foram listados três eixos de fomento ao desenvolvimento socioeconômico: a construção de uma Agenda de Inovações, que pretende consolidar um ecossistema de inovação e inserir Porto Velho como o principal um hub de inovação da Amazônia; o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que tem a missão de garantir a continuidade aos projetos estruturantes de médio e longo prazos, para o desenvolvimento do município; e o Amazônia + 21, o principal Fórum Mundial Permanente de Diálogos, idealizado para pensar a Amazônia do século XXI e criar alternativas para o desenvolvimento sustentável de toda a região.

“Nós criamos a Agência de Desenvolvimento em abril de 2017 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do município, por meio de projetos, ações e parcerias. Em 2019 todos os esforços foram direcionados para as seguintes ações: criação de uma Agenda de Inovação, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Amazônia+21”, destacou Hildon Chaves.

Conforme reforçou também o presidente da Agência, Marcelo Thomé S. de Almeida, a Agenda de Inovações tem como principal objetivo transformar Porto Velho no principal hub de inovação da Amazônia. Essa agenda foi criada em 2018, a partir do primeiro Fórum de Inovação de Porto Velho e desde então tem se intensificado agendas e reuniões para a estruturação de um ecossistema de inovação para o município com estímulos ao desenvolvimento de empresas nascentes, por meio da realização de palestras, consultorias e orientações, de forma a disseminar as oportunidades de investimento e criação de novos negócios e fortalecimento dos negócios existentes.

FÓRUM

Outra atividade realizada no contexto da Agenda de Inovações foi a realização do Fórum de Licenciamento de Construções, apresentando as inovações no processo de licenciamento, propondo, em conjunto com as secretarias municipais, uma série de ações e iniciativas que facilitaram a obtenção de alvarás de construções e habite-se quando da conclusão da obra, por meio do licenciamento simplificado. Também, o seminário Ruas Completas, propondo uma inovação urbana para as vias públicas e dialogando com a sociedade sobre novos modelos urbanos que garantam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos portovelhenses.

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

Já o Conselho de Desenvolvimento Econômico foi criado com a missão de garantir a continuidade aos projeto estruturantes de médio e longo prazos, para o desenvolvimento do município de Porto Velho. As tratativas para a criação do Conselho vêm acontecendo desde 2018, com diversas reuniões e eventos de fortalecimento e convergência de ações da sociedade civil organizada, academia e poder público.

Durante este ano, foram diversas reuniões com instituições da sociedade civil organizada e setor produtivo, como a ACEP, SINEPE, CRA, ABRH, Fecomércio, Fiero, Faperon, Sebrae, Ifro, Unir, ARON, Governo do Estado, entre outras; além disso, reuniões com empresários da região a fim de se criar um grupo estratégico para dialogar com o município sobre novos projetos e ações.

Em decorrência dos trabalhos que já vinham em andamento surgiu o Amazônia+21 que será o principal Fórum Mundial Permanente de Diálogos, idealizado para pensar a Amazônia do século XXI. O evento pretende valorizar e integrar os nove países da região amazônica e os nove estados da Amazônia Legal a fim de produzir modelos sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico, englobando a sociedade local, a academia, o setor produtivo, investidores e entidades governamentais, unindo os saberes tradicionais amazônicos com pesquisa e inovação, convergindo com soluções científicas do Brasil, da América Latina e do mundo.


Preparação e realização do Fórum Internacional

Prefdeito Hildon Chaves destacou as principais ações de preparação do Fórum Mundial que será realizado em Porto Velho em maio de 2020 e citou as reuniões para a apresentação do Amazônia+21 para diversos setores da capital, São Paulo, Brasília e outros centros, com a finalidade de buscar adesões e recursos para o projeto. Dos grandes eventos fora de Porto Velho a Agência de Desenvolvimento o prefeito esteve presente ao SmartCity Business Congress, em São Paulo, onde recebeu o prêmio INOVACIDADE e no GRI Infra Brazil, onde Porto Velho teve grande destaque na programação e nos eventos.

LANÇAMENTO DO AMAZÔNIA+21

O AMAZÔNIA+21 foi lançado em Porto Velho no dia 10 de setembro, no espaço OCA junto ao Museu Marechal Cândido Rondon e no mês de outubro teve seu lançamento institucional em Brasília, nas dependências da Confederação Nacional da Indústria, para o Governo Federal e seus ministérios, agências reguladoras, embaixadas e agências internacionais. Em São Paulo, também no mês de outubro teve seu lançamento com a participação no Infra Brazil GRI 2019, em São Paulo, onde o projeto foi apresentado para mais de 300 CEOs e executivos de empresas de infraestrutura, setor financeiro e governos.

A convite da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia, o AMAZÔNIA+21 foi apresentado no Senado Federal, no mês de novembro de 2019.

Comdecom

 
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br