Conectado por

Saúde

Tipos de diabetes: entenda as diferenças e como tratar


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível, de origem multifatorial, caracterizada pela falta relativa ou absoluta da insulina (hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue). Quando a insulina produzida pelas células beta pancreáticas torna-se insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, ocasionando a elevação da mesma.

A hiperglicemia está associada com a perda da homeostasia (equilíbrio) dos olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos, sendo que se esse quadro de permanecer por longos períodos, pode haver danos em órgãos e, consequentemente, doenças como aterosclerose, coronariana, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e doença renal

A seguir, saiba tudo sobre os tipos de diabetes:

4 tipos de diabetes

A Organização Mundial da Saúde e a Associação Americana de Diabetes incluem quatro tipos de diabetes:

Diabetes tipo 1

No diabetes tipo 1 o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue em vez de ser usada como energia. Ocorre geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Concentra-se em 5% a 10% das pessoas com diabetes.

Diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não a produz de forma suficiente para controlar a taxa de glicemia. Manifesta-se mais frequentemente em adultos, porém também pode ocorrer em crianças. Apresenta-se em cerca de 90% das pessoas com diabetes.

Diabetes tipo gestacional

Durante a gravidez, ocorrem mudanças no equilíbrio hormonal da gestante para permitir o desenvolvimento do bebê, podendo ocorrer desequilíbrio relacionado à insulina, levando ao desenvolvimento da diabetes gestacional.

Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo e, consequentemente, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta. O histórico de diabetes gestacional é um importante fator de risco para desenvolvimento de Diabetes Tipo 2.

Outros tipos específicos de Diabetes

Outros tipos de diabetes incluem de início de maturidade do tipo jovem (MODY), diabetes neonatal, diabetes mitocondrial e outros.

Fatores de risco

Diabetes tipo 1: há influência genética, porém ainda não há pesquisa conclusiva sobre os fatores de risco para o DM 1.

Diabetes tipo 2: influência genética, diagnóstico de pré-diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, sobrepeso/obesidade, doença renal crônica, presença de diabetes gestacional, síndrome do ovário policístico entre outros.

Tratamento

O tratamento de todos os tipos de diabetes pode ser feito de injeções de insulina e o acompanhamento nutricional pode controlar e/ou prevenir o seu desenvolvimento.

O consumo frequente de alimentos com alto teor energético e de gorduras saturadas e elevado índice glicêmico, como frituras, óleos, doces, carne vermelha, entre outros, podem contribuir para o agravamento do diabetes e complicações futuras.

É importante reforçar que o tratamento deve incluir Reeducação Alimentar, Atividade Física e medicamento quando necessário. Em muitos casos, usa-se a Contagem de Carboidratos como estratégia nutricional, além de uma ingestão equilibrada e variada de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais (aveia, linhaça, chia etc) e carnes magras.

No caso da Diabetes Gestacional, o aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes após o parto.

Procure uma nutricionista para esclarecer dúvidas e adequar sua alimentação conforme seus hábitos e estilo de vida.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 5 =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento