Conectado por

Agronegócios

Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas é tema do segundo módulo de treinamento online e gratuito do Sindiveg


Compartilhe:

Publicado por

em

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) disponibilizou a primeira parte do segundo módulo de sua plataforma digital de treinamentos sobre defensivos agrícolas. Essa etapa do curso abordará a tecnologia de aplicação desses insumos. Quem perdeu o primeiro módulo, pode ainda realizá-lo, com direito a certificado de conclusão. A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados no site treinamentos.sindiveg.org.br.

“Os defensivos agrícolas são produtos especiais e requerem cuidados especiais. Usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o meio ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício e a dispersão de resíduos. Com o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo”, afirma o presidente do Sindiveg, Julio Borges.

O primeiro módulo do curso abordou a segurança na aplicação dos defensivos. Agora, será a vez de falar das tecnologias de aplicação. A primeira parte do segundo módulo abordará conceitos e nomenclaturas, leitura de rótulos e bulas e preparo de calda. No início de 2021, a segunda etapa desse módulo dará orientações sobre cuidados com o pulverizador, pontas de pulverização e gotas, regulagem, calibração e manutenção dos pulverizadores e descarte correto de embalagens e restos de produtos. Cada módulo concluído rende um certificado de comprovação da participação.

“A educação sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas é um dos pilares mais importantes do trabalho do Sindiveg. Esse compromisso nos leva a investir na difusão de conhecimento com foco especial nos pequenos produtores, contribuindo para a segurança de todos os envolvidos no ciclo da agricultura, para o cuidado com o meio ambiente e para a promoção da alta produtividade no campo”, complementa Fabio Torretta, membro da diretoria executiva do Sindiveg.

O conteúdo do segundo módulo do treinamento foi elaborado pelo Sindiveg, em parceria com o Dr. Walter Boller, professor aposentado da Universidade de Passo Fundo (UPF), um dos mais renomados especialistas do Brasil e referência no tema de tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas.

Até agora, mais de 5,5 mil pessoas se cadastraram na plataforma, das quais cerca de 2,9 mil são agricultores.

Para participar do treinamento, basta se inscrever gratuitamente em treinamentos.sindiveg.org.br.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua em prol do fortalecimento e da valorização da comunicação e da imagem do setor, assim como promove o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

 Texto Assessoria