Conectado por

Festas & Eventos

Teatro de fantoches leva informações sobre qualidade de vida para crianças

Publicado por

em

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Silvana, na zona rural de Sinop, aprendem de forma lúdica que uma alimentação saudável ajuda no desenvolvimento escolar

Continua após a publicidade

A equipe do Programa de Saúde Pública da Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, apresentou na Escola Municipal de Educação Básica Silvana um teatro de fantoches para alunos e professores. O objetivo da apresentação era levar, por meio do universo lúdico dos contos infantis, informações e dicas importantes sobre alimentação saudável, higiene e qualidade de vida.

Durante a apresentação as crianças aprenderam que ingerir produtos naturais, sobretudo verduras e frutas, ajuda muito no crescimento saudável e contribui para um bom rendimento escolar. Elas também se envolveram com a narrativa dos personagens e aprenderam sobre hábitos de higiene, onde usaram tinta guache para simular a forma correta de lavar as mãos.

Segundo a Analista Socioambiental da Concessionária, Jaqueline Pysklevitz, a Escola Silvana foi uma das primeiras instituições a abraçar o Projeto Horta na Escola, desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental da Sinop Energia. “Conquistamos excelentes resultados, sobretudo o envolvimento dos alunos nos cuidados da horta e a adesão dos professores que utilizam o espaço para atividades interdisciplinares. A proposta de trazer o Programa de Saúde Pública para dentro da escola vem reforçar e reconhecer o que vem dando certo”. Ela ainda afirma que, em breve, outras escolas receberão o Teatro de Fantoches e novas Hortas Escolares serão implantadas.

Programas de Educação Ambiental e de Saúde Pública

O Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Programa de Saúde Pública (PSP) da Sinop Energia integram o Projeto Básico Ambiental (PBA) do Empreendimento. O PEA tem por objetivo formar multiplicadores por meio da capacitação de professores e técnicos dos municípios, apoiar ações educativas municipais e disseminar práticas e informações socioambientais relacionadas à implantação da Usina. O PSP tem o intuito de prevenir e controlar os impactos adversos referentes à saúde pública também vinculados à implantação do Empreendimento. A interface dos programas socioambientais é hoje uma realidade necessária e a proposta da Sinop Energia é que seja um trabalho contínuo e complementar ao longo de todo o período de concessão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *