Conectado por

Mato Grosso

Suspeita de contaminação no Rio Paraguai deixa moradores sem água e estudantes sem aula em município de MT


Compartilhe:

Publicado por

em

Moradores de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, estão sem água pelo 3º dia, nesta quarta-feira (20). O abastecimento está suspenso desde domingo (17), depois que peixes foram encontrados mortos no Rio Paraguai, responsável por 70% da água distribuída no município.

A mortandade de peixes está sendo investigada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e pelo Ministério Público Estadual (MPE). A suspeita é de que os peixes tenham sido mortos devido à contaminação por agrotóxicos que estavam em um caminhão que teria tombado e a carga caído no rio.

Caixa d'água está vazia — Foto: TVCA/ Reprodução

Caixa d’água está vazia — Foto: TVCA/ Reprodução

Sem água nas torneiras, os moradores tentam comprar água mineral no comércio da cidade, gerando uma movimentação atípica. Outros usam água da chuva para fazer comida.

A prefeita da cidade, Diane Alves, afirmou que o retorno do abastecimento está condicionado a um posicionamento da Sema, que está avaliando a qualidade da água do Rio Paraguai.

“Tomamos a precaução para que, pelo menos nesses dias, não ter aulas, porque esperamos a Sema verificar a situação da água. Então estamos à espera da liberação pela Sema”, disse.

A previsão é que nesta quarta-feira haja um posicionamento quanto ao fornecimento de água no município.