Conectado por
Governo de Rondônia

Agronegócios

Sistema Farsul avalia propostas de renegociações de dívidas rurais

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Com a dificuldade de parte dos produtores rurais em manter o atual perfil de suas dívidas rurais, a Comissão Externa do Endividamento do Setor Agrícola, da Câmara dos Deputados, recebeu propostas de renegociações feitas pelo BNDES e Banco do Brasil. O Sistema Farsul elaborou uma Nota Técnica analisando e comparando as duas propostas. O objetivo é auxiliar na escolha do produtor em aderir ou não a um dos formatos. Também foi disponibilizada uma planilha onde pode ser feita a simulação dos valores, colaborando na decisão a ser tomada.

Entre as diferenças das propostas, está o fato de que no BNDES o produtor terá um novo crédito, suas dívidas são quitadas e uma nova é criada com o BNDES por meio de um banco operador que assumirá o risco de inadimplência. Já a renegociação do Banco do Brasil se caracteriza por ser um alongamento das dívidas já contratadas com a instituição. O levantamento realizado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, avalia as vantagens e aponta os cuidados necessários com cada uma das formas.

No site da Federação também está disponibilizado uma planilha eletrônica onde o produtor pode preencher os valores fazendo a simulação das duas propostas. Desse modo, ele poderá avaliar cada uma das situações fazendo a melhor escolha. O material também foi enviado aos Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul.

Fonte: FARSUL – FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *