Conectado por

Economia

Sinop Energia desenvolve campanha de combate a queimadas urbanas


Compartilhe:

Publicado por

em

Atividade está inserida no escopo do Programa de Educação Ambiental, que faz parte dos 41 pacotes de trabalhos do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Sinop

A Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, realizou nas últimas semanas, nos municípios de Cláudia, Sorriso e Sinop, campanhas de combate às queimadas urbanas, muito constantes neste período do ano, correspondente ao período proibitivo (julho a setembro). A atividade está inserida no escopo do Programa de Educação Ambiental, que faz parte dos 41 pacotes de trabalhos do Projeto Básico Ambiental (PBA) do Empreendimento.

Promover discussões e reflexões sobre os perigos ocasionados pelas queimadas urbanas ao meio ambiente e, principalmente, os possíveis problemas causados para a saúde da população durante o período proibitivo foi o objetivo da campanha, que contou com a parceria do Corpo de Bombeiros e das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, dos três municípios.

De acordo com a analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, a campanha iniciou no mês de julho, no município de Cláudia, com a distribuição de folder específico, contendo orientações e alertas sobre queimadas e, no segundo momento, sanando as dúvidas das pessoas que circulavam na Feira do Produtor. “Os alunos da escola municipal Daniel Titton receberam visita da equipe técnica da MM Social, empresa parceira da Sinop Energia. Já no município de Sinop, as abordagens foram no restaurante popular. As visitas encerraram no município de Sorriso, com apresentação para os alunos da Escola Municipal Papa João Paulo II”, repassou.

Ainda segundo Jaqueline, “qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, não queimando lixo ou folhas secas, não descartando pontas de cigarros acesos, não usando fogo para limpar terrenos e lotes, pois uma pequena faísca pode se tornar um incêndio com maiores proporções. Outra medida importante é a denúncia por parte da população pelo número 193, disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros, ou na Secretaria de Meio Ambiente do município”, finalizou.

Para a secretária de Meio Ambiente de Cláudia, Cleusa Dotto Dalmaso, o trabalho de conscientização é muito importante para a diminuição dos focos de incêndio nos municípios. “Parcerias como a do Empreendimento são fundamentais. A Sinop Energia é nosso maior parceiro, depois do Estado”, finalizou.

BRIGADAS DE INCÊNDIO

A Sinop Energia firmou parceria com o Corpo de Bombeiros e Prefeituras de Cláudia e Sinop, no período proibitivo de queimadas, em Mato Grosso, pelo quarto ano consecutivo. As brigadas Mistas de Incêndio, instaladas nos dois municípios, receberam uma caminhonete cada, sendo utilizadas na prevenção e combate de possíveis focos de incêndios florestais nas áreas rurais de Cláudia e Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos, a Gleba Mercedes V, em Sinop. 

O gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques, lembra, que desde 2015 a Sinop Energia firma parcerias com as Secretarias e Corpo de Bombeiros e que “as brigadas vem registrando resultados positivos”. Citou também que, no ano de 2017, por meio de trabalho ativo na prevenção, os focos de incêndio no PA Wesley Manoel dos Santos foram reduzidos a zero.