Conectado por

Agronegócios

Sindiveg aborda prevenção e primeiros socorros no uso de defensivos em novo módulo de treinamento online


Compartilhe:

Publicado por

em

Na semana em que completa 80 anos, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) presenteia os agricultores brasileiros com o terceiro módulo de sua plataforma digital de treinamentos sobre defensivos agrícolas. Essa etapa do curso aborda a prevenção e primeiros socorros no uso dos produtos. Quem perdeu os primeiros módulos, ainda pode realizá-los, com direito a certificado de conclusão.

A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados no site treinamentos.sindiveg.org.br. Lançada em 2020, a plataforma já conta com mais de 9 mil pessoas cadastradas, das quais cerca de 4,5 mil são agricultores. Ao todo, mais de 6,7 mil certificados já foram emitidos no portal.

“Os defensivos agrícolas são produtos especiais e requerem cuidados especiais. Usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o meio ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício e a dispersão de resíduos. Com o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo”, afirma o presidente do Sindiveg, Julio Borges.

O terceiro módulo trata especificamente dos conceitos de intoxicação e dos primeiros socorros em casos suspeitos. Ambos os tópicos possuem testes interativos para que o inscrito possa fixar seus conhecimentos. Os módulos anteriores, por sua vez, abordaram a segurança na aplicação dos defensivos e a tecnologia de aplicação desses insumos.

“A educação sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas é um dos pilares mais importantes do trabalho do Sindiveg. Esse compromisso nos leva a investir na difusão de conhecimento com foco especial nos pequenos produtores, contribuindo para a segurança de todos os envolvidos no ciclo da agricultura, para o cuidado com o meio ambiente e para a promoção da alta produtividade no campo”, complementa Fabio Torretta, membro da diretoria executiva do Sindiveg.

O conteúdo do terceiro módulo do treinamento foi elaborado pelo Sindiveg, em parceria com o médico Sergio Graff, mestre em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graff foi presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia entre 1997 e 1999 e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Sobre o Sindiveg

 

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 80 anos. Reúne 27 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

TEXTO COMUNICAÇÃO