Conectado por

Economia

Sicoob Credip completa 23 anos com a marca de 52 mil cooperados 

Publicado por

em

Cooperativa de crédito é uma das maiores do Brasil com mais de R$ 1,2 bilhão em ativos e 37 pontos de atendimentos distribuídos em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

Continua após a publicidade
<

Fundada em 21 de dezembro de 1996, a Sicoob Credip, primeira Cooperativa de Crédito Rural do Estado de Rondônia, completa 23 anos em 2019 com muitos motivos para comemorar. Neste ano, a Credip expandiu a área de atuação no estado do Mato Grosso com a inauguração de mais três agências e atingiu a marca de 52 mil cooperados. Atualmente a Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil com mais de R$ 1,2 bilhão em ativos e 37 pontos de atendimentos distribuídos em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

O diretor presidente, Jonas Alves da Costa, conta que a história da Cooperativa começou na década de 90, com a união de 53 pessoas que se interessaram pela ideia cooperativista, como solução para acesso aos serviços financeiros de forma adequada e sustentável. O que era um negócio totalmente desconhecido na região, com muito esforço e cooperação, tornou-se um grande empreendimento.

“Há 23 anos, a Sicoob Credip tem mantido o compromisso de levar inclusão e soluções financeiras e sustentáveis às comunidades. Prova disso são as aberturas de agências em localidades pequenas onde não havia nenhuma instituição financeira. Em Rondônia temos como exemplos os Distrito de São Domingos e Novo Plano, no Amazonas, o Distrito de Santo Antônio do Matupi e no Mato Grosso os Distritos de Conselvan e Nova União”, disse Jonas.

No primeiro semestre de 2019, a Cooperativa inaugurou mais um ponto de atendimento no município de Nova Bandeirantes no Mato Grosso. Já no segundo semestre foram inauguradas outras duas agências, dessa vez em Aripuanã e Distrito de Nova União no estado mato-grossense.

“A gente tem feito uma inserção muito saudável para sociedade, ao mesmo tempo que levamos inclusão financeira a gente também tem conseguido oferecer uma alternativa justa de acesso ao serviço financeiro. E essa inserção competitiva tem sido uma referência de preços e tarifas que tem permitido a sociedade ter um melhor acesso ao serviço financeiro”, acredita o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita.

O conselheiro da Credip, Alex Sandro Guaitolini, destaca que “os excelentes resultados da Cooperativa são frutos de muito trabalho, comprometimento e de um atendimento mais humanizado ao cooperado”. Para o também conselheiro, Pedro Severino da Costa, o propósito da Cooperativa justifica o sucesso. “A Credip foi criada com a finalidade de ser uma cooperativa em que o cooperado fosse beneficiado pelo atendimento, serviço prestado e produtos oferecidos por ela e não pelo resultado produzido pela cooperativa”, afirma Pedro.

Apoio ao desenvolvimento dos negócios

Os serviços e produtos oferecidos pela Cooperativa são os mesmo de uma instituição financeira tradicional. Os associados podem realizar operações como depósitos, saques e contratação de linhas de crédito. O diferencial é que na cooperativa os associados são donos dos negócios e participam ativamente da gestão por meio das assembleias.

Os empreendedores de Cacoal, Ed Carlo Rocha Sabóia e Ed Wilson Rocha Sabóia, viram no empréstimo concedido pela Cooperativa uma oportunidade de ampliação dos negócios. Hoje, a empresa de telecomunicações Speed Travel, comandada por eles, atua nos municípios de Cacoal e Ji-Paraná.

“Se não fosse a Credip, nosso negócio não seria o que é hoje. Começamos atendendo alguns bairros de Cacoal e agora já expandimos para a cidade de Ji-Paraná. Toda parte de investimento e ampliação da empresa só foram possíveis porque que a Cooperativa acreditou no nosso projeto e disponibilizou o recurso. O desenvolvimento do negócio é bom para os empresários e também para a comunidade, pois isso significa geração de emprego e renda”, contou o cooperado Ed Carlo.

A Cooperativa também tem contribuído para o desenvolvimento do agronegócio com disponibilização de financiamentos conforme a necessidade do associado.  O cooperado da Sicoob Credip de Juara no Mato Grosso, Márcio Alexandre de Oliveira, é produtor de soja e milho e conta com o apoio da Cooperativa há dois anos. 

“O atendimento que temos na Credip é diferenciado. O gerente ouve as nossas demandas e acredita no trabalho do produtor. Com a cooperativa já financiei parte da safra e recentemente adquiri uma máquina para aumentar a área de plantio e consequentemente ter mais lucratividade”, destaca Márcio.

( ASSESSORIA)