Conectado por

Rondônia

Sete presos fogem do presídio Ênio Pinheiro em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon) confirmou uma nova fuga do presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho. Dessa vez, sete apenados conseguiram fugir na madrugada desta sexta-feira (5) da unidade prisional. No último domingo (31), 28 detentos escaparam, mas apenas um foi recapturado.

P U B L I C I D A D E

G1 encaminhou um e-mail para a Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus) para obter mais informações. Porém, até o fechamento desta reportagem, o órgão não respondeu. Quase 70 presos escaparam das penitenciárias desde o início deste ano (veja cronologia abaixo).

Segundo a presidente da categoria, Dahiane Gomes, a penitenciária “não tem condições estruturais”. Ela pontuou ainda a “falta de policiais militares nas guaritas”.

As unidades prisionais do estado já não estão mais sob intervenção da Polícia Militar desde o dia 25 de março. Atualmente, câmeras fazem o monitoramento dos presos.

Desde setembro de 2018, após um acordo com a Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus), ficou definido que a PM só atuaria na parte externa das penitenciárias. Dahiane Gomes informou que o sindicato já denunciou o caso aos órgãos competentes.

Confira a cronologia de fugas e tentativas recentes:

  • Início desta semana – A última fuga registrada ocorreu no Urso Panda, também em Porto Velho. Na ocasião, 11 presos conseguiram fugir. A informação foi confirmada pelo Singeperon. No momento da fuga, 15 agentes penitenciários estavam de serviço. O Urso Panda possui atualmente com pouco mais de 810 presos.
  • 31 de março – Às 21h30, quase 30 presos fugiram do presídio Ênio Pinheiro, na capital rondoniense. A Sejus não forneceu mais informações ao G1 sobre a fuga. Porém, em nota, disse que a Polícia Militar foi acionada para ajudar os agentes penitenciários de plantão.
  • 27 de março – Cinco menores conseguiram fugir da Unidade de Internação Masculina, em Porto Velho.
  • 25 de março – Houve uma tentativa de fuga em Ji-Paraná (RO). Os agentes penitenciários que estavam de plantão descobriram o início de um túnel dentro da unidade prisional. Conforme a direção do presídio, a descoberta do túnel ocorreu após revistas de rotina pelos funcionários nos pavilhões. Na ala alterada tinha cerca de 40 presos, que tinham acesso total ao buraco ainda em andamento.
  • 24 de março – Houve uma tentativa de fuga em Cacoal (RO). Agentes penitenciários encontraram cordas feitas com lençóis.
  • 20 de março – 14 detentos conseguiram fugir, após cavarem um túnel de aproximadamente quatro metros e pularem um muro de cerca de três metros. A fuga foi percebida por volta de 1h, após os policiais receberem uma denúncia anônima, informando um movimento atípico próximo a delegacia. A PM afirma que nenhum movimento anormal dos detentos foi observado pelos agentes penitenciários ou policiais dentro do presídio. Parte deles já foram recapturados.
  • 23 de fevereiro – A Polícia Militar (PM) confirmou que 10 presos fugiram do presídio Ênio Pinheiro, por volta das 22h. Segundo registro de ocorrência, os detentos serraram três barras da cela onde estavam em um dos pavilhões da unidade prisional. O caso foi encaminhado à Unidade de Polícia Judiciária para dar início às investigações.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br