Conectado por

Rondônia

Semusa realiza ação para colocação de DIU nos dias 21, 22 e 26 de fevereiro


Compartilhe:

Publicado por

em

São 120 vagas e o agendamento deve ser feito através das unidades básicas de saúde

Dando sequência a ação do ‘Projeto Posso Escolher, de planejamento familiar, que aconteceu

pela primeira vez, em duas etapas, no ano de 2018, e que atendeu mais de 300 mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Coordenação de Saúde da Mulher, realiza, nos dias 21,22 e 26 de fevereiro, um mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, através do SUS.

Só serão atendidas as mulheres que fizerem o agendamento prévio em uma unidade básica de saúde, segundo informou a coordenadora Elileide Fróes. “As interessadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e fazer o agendamento. No dia, devem levar o exame do preventivo, vale ressaltar que, nesses dias, vamos fazer a colocação de DIU e não faremos a retirada”.

São 120 vagas e o atendimento será realizado no Centro de Referência em Saúde da Mulher, durante todo o dia, por uma equipe multidiscuplinar. As mulheres passarão por uma triagem, com a realização de testes rápidos e testes de gravidez, para comprovar que estão aptas para a inserção do dispositivo. O DIU é contraindicado para mulheres que estejam apresentando no momento doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, câncer do colo de útero e do endométrio.

A Semusa já disponibiliza o método contraceptivo através da Maternidade Municipal Mãe Esperança e do Centro de Referência, informou a titular da pasta, Eliana Pasini. “A mulher, no pós-parto, pode optar pelo método, na Maternidade Municipal. Com essa ação, nosso objetivo é garantir o acesso ao planejamento familiar às mulheres que necessitam e querem prevenir uma gravidez indesejada e que já estão aguardando a um tempo”.

(Comdecom)