Conectado por

Rondônia

Semusa: Município de Porto Velho capacita médicos sobre a prevenção do colo do útero


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

De cada 100 mil mulheres na capital, 28 podem desenvolver a doença

Médicos ginecologistas da capital e do interior do estado participaram da qualificação realizada no Centro de Referência da Saúde da Mulher, na manhã e tarde desta quarta-feira (20), sobre a importância da realização da Colposcopia na prevenção do câncer de colo de útero. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A qualificação faz parte de um acordo de cooperação técnica entre Estado e o Município para rastreamento de câncer de colo de útero. “Através do acordo, o Município atende as pacientes da capital e o Estado realiza as biópsias”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini.

O exame é solicitado pelo especialista quando há necessidade de uma avaliação mais profunda na região do útero para verificar se há lesão, a sua extensão e se é de natureza benigna ou não.

A preocupação da Semusa se deve ao fato de o percentual de mulheres que podem vir a desenvolver a doença ser alto na capital. “O câncer de colo de útero é a segunda causa de morte em mulheres em Porto Velho,”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher da Semusa, Elileide Fróes.

“Não temos como evitar a lesão, mas podemos impedir que a mulher desenvolva o câncer. Com o exame, podemos impedir o avanço para um carcinoma.” completou Fróes.

O preventivo na rede básica é indicado para as mulheres de 25 a 64 anos. Se for constatado alguma lesão, a mulher é encaminhada ao Centro de Referência em Saúde da Mulher para fazer a colposcopia para sanar a lesão.

O curso foi ministrado pela ginecologista, Márcia Rocha Meira, que frisou o alto número de casos de câncer uterino na região Norte.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento