Conectado por

Rondônia

Semusa atende gestantes com HIV para garantir saúde do bebê


Compartilhe:

Publicado por

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho dispõe do Serviço de Atenção Especializada (SAE), com uma equipe multidisciplinar especialista em atender pacientes portadores de HIV/AIDS.

Segundo a secretária de Saúde do Município, Eliana Pasini, atualmente, 2.367 pacientes fazem tratamento regular nesse serviço. “Em toda a rede de saúde da atenção básica do município, estão disponíveis exames para detecção do HIV, serviço ofertado às gestantes durante o pré-natal”, informou ela.

De acordo com Régia Martins, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, todas as gestantes e seus parceiros sexuais devem realizar o teste, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce podem garantir o nascimento saudável do bebê.

“A taxa de detecção de Aids em menores de cinco anos tem sido utilizada como indicador para o monitoramento da transmissão vertical do HIV”, informa ela, acrescentando que a transmissão vertical do HIV acontece pela passagem do vírus para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Essa forma de transmissão, segundo a técnica da Semusa, pode ser reduzida para menos de 2%, com a adoção das medidas eficazes de prevenção.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *