Conectado por

Cuiabá-MT

Sem água, escola em Cuiabá é abastecida por caminhão-pipa há mais de 50 dias


Compartilhe:

Publicado por

em

A cada três dias a Escola Estadual Gustavo Kulmann fica sem água nas caixas devido a um problema no abastecimento da região, em Cuiabá, e recorre a um caminhão-pipa. Esse problema se arrasta desde o dia 23 de fevereiro e segue causando dor de cabeça aos professores e servidores da unidade escolar.

P U B L I C I D A D E

g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Na primeira vez em que a água começou a faltar, os funcionários fizeram uma vaquinha e pagaram do próprio bolso para que a escola não ficasse desabastecida.

A diretora Edineia Elaine Cardoso contou que os banheiros são os primeiros a ficar sem água.

“O problema é na região porque há algo entupido e irão precisar quebrar tudo para localizar esse entupimento. Tem água, mas é fraco. O relógio roda, mas a água não sobe. Isso começou a ficar persistente. A cada três dias a escola passou a ficar sem água nas caixas”, disse.

 

Hidrômetro funcionando com pouca vazão na escola — Foto: Reprodução

Hidrômetro funcionando com pouca vazão na escola — Foto: Reprodução

Ela já solicitou um caminhão pipa para abastecer a unidade escolar. Porém, toda vez em que precisa acioná-lo, antes precisa da análise de um técnico, que demora 24 horas, e depois mais um dia até a chegada do caminhão. Isso quando não há atrasos.

Outra preocupação da diretora é quanto a origem da água. Segundo ela, não se sabe qual a procedência.

“Nós temos que ficar ligando e pedindo a todo momento para que venham abastecer a escola. Isso desde de fevereiro. Então, se já se sabe que tem um problema e precisam achar uma solução, já deveriam ter feito. Porque várias vezes a escola ficou sem água e sempre é o mesmo procedimento”, afirmou.

Outro lado

A Águas Cuiabá informou, em nota, que foi identificada uma obstrução no encanamento da região onde está a escola.

“O serviço já foi direcionado a manutenção e será executado com prioridade. Caso haja necessidade enviaremos caminhões pipa”, diz a nota.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br