Conectado por

Mato Grosso

Secretário não descarta ‘lockdown’ em Mato Grosso com crescimento do coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

O secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, não descarta que Mato Grosso sofra um lockdown (isolamento total) caso os números de casos e internações do novo coronavírus continuem a crescer. A Pasta já notou um aumento nas procuras por atendimento nos últimos dias, quando houve a flexibilização da quarentena e a abertura do comércio em diversas cidades.

P U B L I C I D A D E

“Seria uma negligência de qualquer gestor não pensar nisso. Temos uma interrogação. Vamos chegar neste estado? Em um momento que teremos exaurido nossa capacidade de atendimento, colapso do sistema? Esta pergunta existe e temos obrigação de pensar nisso. Torcemos para que não aconteça. Existe sim [possibilidade], temos um comitê de situação, que se reunirá nas terças-feiras para analisar o comportamento da epidemia”, explicou o secretário durante a live desta sexta-feira (08).

Além disto, o secretário também revelou que os dados da Pasta mostram que houve aumento nos casos de notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nas ocupações de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Isso é reflexo dessa chegada do frio e também da flexibilização do isolamento”.

Lockdown

É o controle mais rígido em torno do funcionamento dos estabelecimentos e da circulação de pessoas, com mais fiscalização e mais exigências. Mesmo serviços essenciais, como supermercados, por exemplo, podem sofrer restrição de funcionamento. Além disso, o fechamento de vias públicas de maior concentração e a limitação na circulação de veículos e pessoas são medidas que já foram implementadas em diversos locais.

Diante do cenário do aumento de casos e números de mortes, o lockdown começa a se espalhar pelo país, chegando a 18 cidades de cinco estados.

Números em MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até a tarde de quinta-feira (07), 420 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Eles estão nos seguintes municípios: uiabá (162), Rondonópolis (53), Várzea Grande (24), Sinop (21), Tangará da Serra (13), Barra do Garças (13), Cáceres (12), Primavera do Leste (11), Nova Mutum (10), Lucas do Rio Verde (10), Jaciara (10), Mirassol D’Oeste (8), Sorriso (7), São José dos Quatro Marcos (6), Querência (5), Confresa (5), Chapada dos Guimarães (4), Peixoto de Azevedo (3), Jangada (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Rosário Oeste (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (12).

A Secretaria contabiliza 14 mortes por coronavírus em Mato Grosso. Porém, como divulgado nesta sexta-feira (08) pelo Olhar Direto, a prefeitura de Vale do São Domingos (433 quilômetros de Cuiabá) confirmou a morte de um idoso, de 89 anos, na cidade em decorrência do novo coronavírus.  Sendo assim, o número de vítimas subirá, no boletim desta sexta-feira, para 15.

Além disto, a Secretaria de Saúde de Confresa (1.011 quilômetros de Cuiabá) confirmou o óbito de uma mulher, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com suspeita de coronavírus. O exame é aguardado.

OLHARDIRETO

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br