Conectado por

Cuiabá-MT

Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas em Cuiabá por causa de coronavírus

Publicado por

em

A Secretaria Municipal de Saúde determinou a suspensão de parte das cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), para que os leitos fiquem à disposição de pacientes vítimas do coronavírus. A medida foi discutida durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (12) para discutir estratégias preventivas ao surgimento de casos do novo coronavírus.

De acordo com a secretaria, esta é uma situação atípica e doença pode chegar em Cuiabá a qualquer momento. Por causa disso, será preciso diminuir o número das cirurgias que não são de urgência e emergência para que haja leitos disponíveis.

As cirurgias de ‘giro rápido’, ou seja, que o paciente não precisa ficar internado na unidade, devem continuar sendo realizadas normalmente.

A secretaria também afirma que está se planejando também para que essa situação não atrapalhe o trabalho que está sendo feito para diminuir as filas de cirurgia nos hospitais da capital.

Com o avanço da doença e o aumento exponencial de casos no Brasil, a equipe técnica da SMS se reuniu para discutir novas medidas a serem tomadas, mesmo sem haver casos confirmados em Cuiabá.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá fará uma reunião com diretores de escolas municipais e escolas particulares para que estes profissionais saibam como agir e multipliquem as informações nos seus estabelecimentos de ensino.

Também será realizada uma capacitação de Bio Segurança para os profissionais de saúde que vão atender os possíveis pacientes infectados pelo coronavírus.

Amostras de casos supeitos de coronavírus em Mato Grosso passarão pela análise do Laboratório Central de Saúde Pública de MT — Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT

Amostras de casos supeitos de coronavírus em Mato Grosso passarão pela análise do Laboratório Central de Saúde Pública de MT — Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT

Casos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, nesta quinta-feira (12), outros cinco casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados seis casos suspeitos no estado, provenientes de cinco municípios; até o momento, não há casos confirmados em Mato Grosso.

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os seis casos que levantam a suspeita do Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1).

Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 17 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.

FONTE: G1