Conectado por

Agronegócios

Sebrae recebe grupo de empreendedores em expedição do café em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Em uma estratégia de conquista de mercado, formadores de opinião conhecem a produção 

Na manhã desta terça-feira (20) o Sebrae em Rondônia recebeu, na sede em Porto Velho um grupo de jornalistas especializados em café e um pequeno grupo de empreendedores (cafeterias) que vieram para realizar a Expedição Robustas Amazônicos – Matas de Rondônia, visando repensar e debater a cafeicultura brasileira. A iniciativa faz parte da estratégia de atuação do projeto IG Cafés Matas de Rondônia, realizados pelo Sebrae com produtores da região centro sul do Estado.

O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida destacou que o objetivo da expedição é o de promover a competitividade e o crescimento econômico do café no Estado. “Para isso precisamos repensar a cafeicultura e gerar uma série de ações estratégicas relacionadas a manejo, produção, gestão, inovação e principalmente estratégias de mercado”, explica Samuel.

“Começamos esse movimento em Rondônia há uns dez anos, aliamos os esforços institucionais para promover o desenvolvimento do setor do café na nossa região. Esse trabalho vem sendo desenvolvido com todos esses atores, governo, entidades de classe representativas e bancos de fomento para que a gente possa dar uma escalabilidade competitiva para o setor do café de Rondônia que é muito valioso e atualmente já tem um posicionamento estratégico no mercado nacional e internacional”, ressalta Samuel Almeida.

Liane Dias é curadora de cafés especiais em Belém, capital do Estado do Pará, ela veio até Porto Velho para conhecer in loco a produção de café robustas na região de Cacoal. “A Amazônia já é uma referência em café robustas, e aqui em Rondônia a  cafeicultura se destaca pela qualidade e pela produção sustentável”, frisa Liane. Maysa dos Reis veio de Brasília, é co-fundadora e idealizadora do aplicativo Grãos em Mãos e também está presente na Expedição do Café. “O App Grãos em Mãos auxilia produtores na negociação do café, possibilitando maior interação com os compradores. Nesse expedição teremos a oportunidade conhecer os produtores de café de Rondônia e trabalhar juntos na promoção dos cafés robustas de Rondônia”,  declara Maysa.

A expedição será realizada até a próxima sexta-feira e de Porto Velho o grupo seguiu para Cacoal para conhecer produtores da região e ainda a produção de café dos indígenas Surui, nas terras Sete de Setembro.

Projeto IG Cafés Matas de Rondônia

O projeto consiste em consultorias para construir a marca Café Robusta Amazônico Matas de Rondônia, desde uma identidade visual que expresse a qualidade do produto, além da conquista da Identificação Geográfica por meio da Denominação de Origem, que indica a origem do produto, baseada na reputação da região, geralmente conhecida por fabricar determinado produto, ou prestar determinado serviço, a partir do histórico e da tradição locais.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

 

 

Texto Comunicação