Conectado por

Amazonas

scolas da rede pública estadual do Amazonas já podem fazer cadastro para ter acesso ao resultado Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017


Compartilhe:

Publicado por

em

As escolas da rede pública estadual do Amazonas que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2017 já podem se cadastrar para ter acesso aos resultados preliminares na avaliação. A informação foi confirmada pela Assessoria Executiva de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM).

O cadastro deverá ser feito pelo gestor ou responsável legal das escolas no endereço http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/. Ao realizar o cadastro, o gestor deverá criar um login e senha, que serão utilizados para acessar o resultado da avaliação. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 11 de junho.

De acordo com a Assessoria Executiva de Avaliação da SEDUC, os resultados preliminares ficarão disponíveis em breve, mas apenas para as escolas que realizarem corretamente o seu cadastro. Dúvidas ou dificuldades que os gestores tenham podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

O assessor executivo de Avaliação da SEDUC, Jander Freitas, explicou que após a divulgação dos resultados preliminares, as escolas ainda terão um prazo para recurso.

“A divulgação pública dos resultados finais está prevista para agosto, porque os resultados que vão ser disponíveis a partir do dia 11 de junho, vão ser preliminares. As escolas vão ter ainda 15 dias para entrar com recurso para questionar algum dado que elas acharem que não está correto”, explicou.

Freitas acrescentou que os resultados são importantes para nortear o planejamento das escolas e um diagnóstico dos índices educacionais no Amazonas.

“Esses resultados são fundamentais para que todas as escolas analisem e façam as suas políticas dentro de atividades escolares, vai direcionar todo o planejamento da escola e também direcionar o planejamento da própria Secretaria de Educação, para que melhore cada vez mais os resultados dos índices no Estado do Amazonas”, afirmou Freitas.

SAEB – Além de avaliar a qualidade da educação básica, o Saeb oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas educacionais.

O Saeb avalia o desempenho escolar da rede de ensino. Participam da avaliação os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O resultado das avaliações será usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que dará indícios sobre a qualidade de ensino das escolas públicas de todo o País.