Conectado por

Porto Velho

SAÚDE: Maternidade faz ação para incentivar higienização correta das mãos


Compartilhe:

Publicado por

em

A Prefeitura de Porto Velho, através da Maternidade Mãe Esperança, fez campanha para incentivar a higienização correta das mãos para sensibilizar os trabalhadores da importância desse ato no combate a infecção hospitalar. O trabalho é feito rotineiramente e durante o carnaval foi ainda mais importante, já que a época de festividades chama atenção nesse fato.

A higienização das mãos é parte da cultura de segurança do paciente da unidade, já que comprovadamente contribui para redução de infecções hospitalares.

No feriado de carnaval a equipe fez uma blitz educativa nos setores da Maternidade Mãe Esperança, onde todos foram convidadas a mostrar seu jeito de higienizar as mãos e foram avaliadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH. Aqueles que executaram a técnica de forma correta receberam uma habilitação, símbolo de que está habilitado na higiene das mãos.

Durante a ação foi utilizada uma caixa com luz negra, chamada caixa da verdade onde o uso de uma luz escura reage com a mistura de álcool utilizada para identificar as áreas das mãos que foram realmente limpas.

A gerente-geral da Maternidade e enfermeira Maria Alzenir relatou que foi uma atividade proveitosa, com grande adesão dos funcionários que de forma leve e descontraída utilizaram um evento popular para falar de um assunto tão importante para o dia a dia de um hospital. Ela também parabeniza a equipe da CCIH e dos núcleos de educação permanente e núcleo de segurança do paciente pelo trabalho.

Comdecom