Conectado por

Nacional

Saúde diz não ter dados suficientes para confirmar 2ª onda de Covid-19

Publicado por

em

Apesar das notícias sobre o aumento nas internações e óbitos por Covid-19 nos últimos dias em vários estados do país, o Ministério da Saúde diz não ter dados suficientes para afirmar se o Brasil está vivendo ou não uma segunda onda.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário-executivo da pasta Élcio Franco, o ataque hacker sofrido há duas semanas causou instabilidades no sistema que ainda estão sendo resolvidas. De acordo com ele, neste momento, não se tem uma base de dados consistente para avaliar se houve crescimento no número de casos, óbitos e hospitalizações.

De toda forma, Franco garante que a pasta está preparada para auxiliar as regiões afetadas, caso o aumento seja confirmado. “O ministério tem estrutura adequada para atender as demandas de estados e municípios. Nosso principal objetivo é salvar vidas”, afirma.

O secretário de vigilância em saúde do órgão, Arnaldo Correia, afirma que, sem os dados, “fica difícil fazer a previsão se os números estão aumentando ou diminuindo de forma epidemiologicamente relevantes”.

Metropoles