Conectado por

Geral

Saúde de cães e gatos: vermes podem causar fraqueza, vômitos, diarreias e lesões graves no organismo

Publicado por

em

Vários sinais clínicos indicam a presença de verminoses. O tutor deve vermifugar o animal, prevenindo infestações

Continua após a publicidade

A atenção ao estado geral de saúde e comportamento de cães e gatos é muito importante. Alguns sinais podem indicar o surgimento de algumas doenças. “Se o animal apresentar mudanças de comportamento, como estar sempre cansado, amoado, além de perda de peso mesmo ingerindo boa quantidade de alimentos, fraqueza, pelos arrepiados e sem brilho e aumento visível do volume no abdômen, são sinais que podem indicar que ele está com verminose”, comenta o médico veterinário e gerente técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol, Jaime Dias.

Os sinais clínicos não param por aí. Também pode ocorrer secreção nos olhos, vômitos e diarreia que, em alguns casos, pode vir acompanhada de sangue. Além disso,  podem apresentar coceira na região posterior o que os fazem arrastar esta área do corpo pelo chão.

Cães e gatos estão suscetíveis a verminoses por uma série de fatores, como o contato direto com o solo, grama, terra além da possibilidade de contato direto com outros animais durante passeios. “Como o risco é alto, a prevenção é a melhor medida para evitar que o animal sofra com a verminose”, orienta Jaime Dias. “Dependendo do grau de infestação e a quantidade de parasitas envolvidos, as lesões podem ser graves comprometendo seriamente a saúde dos pets”, complementa o especialista da Vetoquinol Saúde Animal.

A Vetoquinol, uma das 15 maiores empresas de saúde animal do Brasil e TOP 10 entre as maiores do mundo, tem em seu portfólio para cães e gatos o vermífugo Ciurex Fagra, indicado para o tratamento e prevenção da verminose. Os comprimidos podem ser misturados à ração ou outro alimento de preferência do pet facilitando a administração. Também é um produto de boa tolerância podendo ser administrado a qualquer hora do dia sem necessidade de um jejum prévio ou qualquer restrição alimentar especial”, explica Jaime Dias. “Ciurex Fagra pode ser utilizado em cães a partir de quatro semanas e em gatos a partir de seis semanas de vida”, complementa Dias.

Quando houver qualquer suspeita frente a verminose, o tutor deve levar o seu pet ao médico veterinário. “Este é o profissional qualificado para o diagnóstico correto e a indicação do tratamento. Quanto mais rápido o tutor agir, maior  a chance de garantir o bem-estar do animal novamente”, ressalta o gerente técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br

FLAVIA PISANI

STA PRESS / GRUPO TEXTO