Conectado por

AL/MT

SAÚDE: Curso gratuito oferecido pela ALMT contribui para a qualificação dos agentes de saúde


Compartilhe:

Publicado por

em

O curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), que trabalha na preparação de mais de mil agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate à endemias (ACE), em Mato Grosso, tem transformado vidas.

Um dos exemplos é a agente comunitária de saúde, Terezinha Rodrigues dos Santos, de 58 anos, que exerce a atividade em Rondonópolis, há 17 anos. Ela se orgulha da profissão e não cansa de agradecer o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na realização do curso gratuito.

“O curso TACS é de suma importância, de grande valor para a categoria dos agentes. Nunca tive antes a oportunidade de realizar um curso dessa magnitude, fico super emocionada em falar e temos que valorizar aquilo que é bom, e esse curso é mais que bom, é ótimo. Só tenho a agradecer”, celebra Terezinha.

O relator da Câmara Setorial Temática (CST) da ALMT, Carlos Eduardo Santos, destaca a importância da qualificação aos agentes. “A qualificação trouxe a oportunidade de capacitação que muitos agentes esperavam há muito tempo. É um reconhecimento à categoria e a demonstração de que a Assembleia se preocupa em promover a melhoria da saúde básica da população”, frisou.

Para o idealizador do curso, presidente da ALMT, deputado Max Russi, que também preside a Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, a capacitação, além de preparar os profissionais para melhor atuação nas comunidades, também oferece a oportunidade de progressão salarial, nos municípios que prevêem plano de cargos e carreiras.

“A qualificação visa um ganho real para a categoria e sempre foi um dos focos da nossa gestão, pois, são os agentes os que frequentam diariamente as residências das famílias e são os primeiros a realizarem atendimentos e levarem orientação à população”, concluiu o deputado.

Membros da Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias reúne-se mensalmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para discutir ações e eventos que contribuem para o melhor andamento das atividades exercidas pela categoria nas comunidades.

Sobre o Curso

O curso de qualificação gratuito é realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, através da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e apoio do Governo do Estado.

É voltado exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), de Mato Grosso, e conta com módulos semipresenciais, em formato virtual, e atividades presenciais realizadas nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Prefeituras, secretarias de saúde e sindicatos das categorias também dão apoio ao projeto.

Foram disponibilizadas 1.200 vagas para todos os 141 municípios de Mato Grosso. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o aluno terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).