Conectado por

Geral

Salãozinho de humor de Piracicaba tem recorde de inscrições e fará premiação dia 16 de setembro


Compartilhe:

Publicado por

em

O 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba, que novamente conta com o patrocínio do Instituto Arcor Brasil, teve um número recorde de inscrições. Foram 4.800 trabalhos inscritos, entre obras em papel e esculturas, contra 4.300 em 2017. O cartaz deste ano do Salãozinho teve a assinatura de Ziraldo. A premiação será dia 16 de setembro.Para compor o 16º Salãozinho, que será aberto ao público no dia 26 de agosto, no Engenho Central, o júri de seleção escolheu 95 trabalhos na categoria de 7 a 10 anos e 139 na categoria de 11 a 14 anos.

O 16º Salãozinho de Humor e o 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

Este é o quinto ano consecutivo que o Instituto Arcor Brasil dá apoio ao Salãozinho de Humor de Piracicaba e Salão Internacional de Humor de Piracicaba, dois dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro.

O Salãozinho visa estimular novos talentos e a consciência crítica de alunos de escolas públicas e privadas, premiando os melhores trabalhos em papel e escultura, em duas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 16 de setembro, no palco interno do Teatro do Engenho Central, a partir de 14 horas.

 O cartunista Erasmo Spadotto, diretor do Salão de Humor de Piracicaba, observa que a preparação dos alunos de escolas públicas e privadas “envolve todo um processo, com a capacitação dos professores e as conversas com as crianças, que sempre são muito produtivas e instigantes”.

“Os alunos são sempre críticos e o desenho de humor é um ótimo instrumento para eles se expressarem”, acrescenta Spadotto. Neste ano, com o apoio do Instituto Arcor Brasil, foi realizada a segunda edição do Curso Humor na Sala de Aula.

O Curso Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula – Projeto Humor Gráfico e Educação, que ficou conhecido como Curso Humor na Sala de Aula, teve o propósito de capacitar professores a fazer uso de elementos do Desenho de Humor e suas características particulares em desdobramentos em sala de aulas com crianças e adolescentes.

O curso contemplou aulas práticas e teóricas relacionadas ao desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em sala de aula com a utilização das linguagens gráficas cartum, charge, caricatura e tira/história em quadrinhos. “O curso foi fundamental, os educadores têm ótimas ideias e são decisivos para estimular a criatividade dos alunos”, conclui Spadotto.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento