Conectado por

Medicina

Saiba tudo sobre os cuidados com a saúde no verão


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

sol tem seus benefícios. Para isso, você deve saber como aproveitar o melhor das estações quentes como o verão, e assim manter uma ótima qualidade de vida. Para evitar os problemas comuns que o excesso de calor traz, você deve ter vários cuidados.

Aumentar a vitamina D no organismo e ter mais disposição fazem parte de uma boa rotina de exposição ao sol. Contudo, quando se exagera nesse sentido, os prejuízos vão além de uma pele com graves queimaduras solares. Por isso é fundamental se proteger.

Neste post, o Sempre Bem ensina os principais cuidados com a saúde no verão, que te protegem de insolações e outros problemas. Confira!

Quais são os principais cuidados com a saúde no verão?

Beber muita água

A água é imprescindível para a manutenção da saúde. O líquido vital ajuda para além de manter o corpo hidratado, a garantir uma pele bonita e ficar longe do risco da desidratação – isto é algo comum durante o verão intenso.

Beber cerca de dois litros de água por dia é um padrão normal mesmo em períodos frios. O que faz com que no verão, essa tarefa tenha que ser dobrada, pois, ao suar, o corpo perde muito líquido.

Logo, o primeiro dos cuidados com a saúde no verão é beber muita água. Conte sempre com uma garrafa térmica ao lado para te ajudar a não ficar com sede.

Evitar se expor nos horários mais quentes

Durante o verão, o sol dá as caras mais cedo e se põe mais tarde. Esse é um movimento natural do astro rei nessa estação, por isso, requer cuidados extras para que você não se queime ou passe mal.

Os melhores horários para se expor ao sol durante o verão são antes das 9h e após as 16h30. O motivo é que na faixa entre essas horas, a intensidade dos raios ultravioletas é muito forte.

Usar protetor solar

protetor solar deve ser visto como um aliado da saúde da pele em qualquer estação do ano. A razão para isso é que, mesmo nos períodos frios, os raios solares chegam até você e queimam com facilidade.

Logo, usar protetor solar diariamente é um dos cuidados com a saúde no verão para evitar que as queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus, aconteçam.

Veja sempre qual é o fator de proteção solar — FPS — mais adequado à sua pele. Tons mais claros exigem os fatores maiores, como o 50 ou 60; enquanto os mais escuros, os menores como o 30 e o 40.

Também, veja sempre um protetor ideal para o tipo de pele, seja ela oleosa, ressecada, mista ou normal. Isso pode ser conferido na descrição do rótulo, mas, também vale a pena se consultar com uma dermatologista e pedir uma recomendação.

Comer alimentos leves e saudáveis

Alimentos leves devem ser prioridade durante os dias calorosos do verão. Porque esse clima pode provocar reações desagradáveis quando se consome pratos gordurosos e de difícil digestão, como massas, carne vermelha, feijoada, etc.

Quando falamos em pratos leves e saudáveis, opte por aquelas refeições que não precisam necessariamente serem consumidas quentes. Saladas, peixe cru, sucos naturais, iogurtes e salada de frutas são ótimos exemplos de um cardápio saudável.

Essa dica vale na mesma medida para todas as refeições do dia. E, em especial, a refeição da noite deve ser mais leve que a do almoço, e feita pelo menos duas horas antes de dormir. A razão é para evitar a má digestão e uma noite mal dormida.

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem ser muito boas para ajudar a relaxar, descontrair depois de um dia de trabalho intenso e socializar entre amigos e familiares. Porém, um dos cuidados com a saúde no verão é justamente moderar o consumo delas.

A razão para isso é que as bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, estimulam a transpiração e a desidratação. Além disso, o organismo passa a ficar intoxicado com grandes quantidades de álcool correndo pelo organismo.

Toda essa mistura leva a desidratação do corpo e ao mal estar muito rápido durante o verão. Por isso, consuma bebidas alcoólicas em pequenas quantidades nessa estação.

Proteger-se com roupas e acessórios adequados

Seja para praticar exercícios físicos logo pela manhã ou para dar uma volta no parque no fim da tarde, é preciso se proteger do calor do sol. Para isso, existem tipos de tecidos específicos para resistir à ação dos raios solares.

Roupas com proteção ultravioleta — UV — protegem melhor o corpo contra os efeitos da radiação solar na pele. E você encontra camisetas de manga curta e longa com essa função, em lojas físicas e virtuais de artigos esportivos.

Para reforçar os cuidados com a saúde no verão, nunca deixe de usar boné ou chapéu e óculos escuros, para proteger ainda mais o rosto.

Prevenir-se de fungos

O verão pode causar muito suor nos pés. Isso aumenta bastante a chance de sofrer com a ação de fungos que causam as frieiras e micoses.

Para evitar esses contratempos que prejudicam o bem-estar, é necessário cuidar bastante da saúde dos pés.

Para isso, sempre troque o par de sapatos, além de deixar os calçados usados em um local seco e com boa ventilação. Também, depois do banho seque bem os pés e entre os dedos, pois, isso evita a umidade na região e impede que os fungos apareçam.

Por fim, sempre que puder fique de chinelos e sem meias, para que os seus pés “respirem” e não fiquem inchados.

Manter crianças e idosos longe do sol

Crianças e idosos têm a pele bastante sensível e sofrem mais com os efeitos de um sol intenso, comparados a outras pessoas.

Por isso, é preciso ter muita atenção com esses dois grupos, para que eles não sofram os efeitos negativos do verão intenso. Seguir as dicas de evitar os horários mais quentes, ter sempre uma bebida fresca à mão para oferecer e cuidar da alimentação deles é o básico.

Garantir os cuidados com a saúde no verão é ter um compromisso com o próprio bem-estar e a qualidade de vida. E, contar com um local para buscar seus produtos de cuidados de pele e outros, é essencial.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento