Conectado por

Concursos

Saiba quais diplomas são exigidos na carreira policial


Compartilhe:

Publicado por

em

A polícia brasileira é subdividida em três níveis: militar, civil e federal. Cada uma delas tem funções distintas e atua em diferentes esferas. Por isso, as exigências para seguir a carreira policial em cada uma delas não são as mesmas, e tudo depende de qual cargo o candidato almeja.

P U B L I C I D A D E

O ingresso em qualquer um dos três níveis é através de concurso público, e os requisitos variam de acordo com cada edital. Os certames podem ser aplicados a níveis municipais, estaduais e nacionais.

Enquanto alguns cargos exigem apenas o ensino médio concluído, outros têm o ensino superior completo como pré-requisito para seguir na carreira e assumir o posto. Entretanto, vale a pena frisar que ter uma faculdade é um diferencial para se destacar na avaliação em qualquer carreira policial que tenha escolhido, mesmo que não seja uma exigência, e abre as portas para futuras e possíveis promoções.

A seguir, confira quais são as exigências de cada carreira e quais cursos podem ser feitos para quem deseja ser policial. Confira!

Polícia Militar

Para ser soldado da Polícia Militar, o ensino médio completo é o suficiente. Para o cargo de oficial da PM, basta a conclusão do ensino médio, mas alguns estados e cargos exigem curso superior – geralmente, em direito, ou, no caso de oficiais da saúde, em enfermagem, medicina ou odontologia, por exemplo.

Polícia Civil

Na Polícia Civil, o curso superior exigido depende do cargo em questão. Para o cargo de Delegado, é necessário o bacharelado em Direito. Para seguir como Investigador, o candidato deve ser formado em Psicologia, Direito ou Segurança Pública. O Perito Criminal da PC pode ter diversas graduações, como Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharias diversas, Farmácia e Bioquímica, Física, Fotografia, Geologia, Odontologia e Química. Já o Papiloscopista pode ter nível médio ou superior, dependendo de cada edital, e o Escrivão pode ter diploma em qualquer área de conhecimento.

Polícia Federal

Para o cargo de Delegado da Polícia Federal, além do candidato precisar ter o diploma de uma faculdade de Direito, deve comprovar três anos de experiência na área policial ou judicial. Para ser um Agente da Polícia Federal, é exigido curso superior em qualquer área – nada em específico, assim como para os cargos de Escrivão e Papiloscopista. Já para a vaga de Perito Criminal Federal é necessário ter nível superior em qualquer uma das opções a seguir, podendo haver variação de acordo com o edital: Economia, Ciências Contábeis, Informática, Geologia, Agronomia, Química e Ciências Biológicas.

Assessoria

 

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br