Conectado por

Economia

Saiba como aproveitar melhor o vale refeição e alimentação

Publicado por

em

O vale refeição e alimentação são benefícios corporativos opcionais, mas geralmente são concedidos pelas empresas. Usados para a alimentação, são importantes para a saúde e qualidade de vida. Se você ganha esses benefícios da sua empresa e quer saber como aproveitá-los da melhor maneira, continue lendo!

Continua após a publicidade

Diferente do vale transporte, no qual o valor é determinado a partir de um cálculo e é regulado pela lei, os benefícios de alimentação não possuem uma fórmula certa para definir a quantia. As empresas costumam seguir acordos sindicais e considerar o preço das refeições da região.

Assim, dependendo da organização e localização, o funcionário pode ganhar um ticket alimentação com valor alto ou baixo. A importância desses benefícios corporativos para os trabalhadores é comprovado pela pesquisa do Núcleo de Estudos Sodexo, já que mais de 75% dos brasileiros afirmaram que esses tickets são fundamentais para a renda familiar.

Para que você não passe aperto no fim do mês para pagar as contas do mercado com o vale alimentação, nem tenha que tirar dinheiro do seu bolso para pagar a refeição no restaurante porque o seu vale refeição acabou, siga as nossas dicas:

Utilize aplicativos para ver o saldo

Como tudo está na palma da mão nos dias de hoje, as empresas responsáveis pelos benefícios de alimentação desenvolveram aplicativos para que você possa consultar o saldo pelo seu celular. De forma prática e rápida, é possível saber quanto, quando e onde gastou determinado valor.

Isso faz com que você tenha um maior controle sobre os seus gastos. Assim, o aproveitamento do vale refeição e alimentação é melhor.

Estipule um limite para gastar por dia

No caso do benefício vale alimentação, é importante estipular um limite para gastar no almoço ou janta de cada dia. Por ser um cartão utilizado para pagar as refeições durante a jornada de trabalho, é usado diariamente.

Para que você não gaste demais nos primeiros dias do mês e tenha que se controlar no final do mês, faça as contas e gaste dentro do limite. Com isso, você conseguirá comer bem todos os dias.

Já o cartão de vale alimentação irá depender de quantas vezes você vai ao supermercado. Algumas famílias vão toda semana, outras, apenas uma vez no mês. O importante é você saber administrar o seu dinheiro.

Pesquise restaurantes e mercados da região

Para gastar menos, mas consumir alimentos de qualidade, é preciso pesquisar os restaurantes e mercados da região. Não frequente apenas um estabelecimento, conheça outros para comparar preços e produtos.

Isso gera uma economia no seu VR ou VA. Caso sobrar no fim do mês, dá até para pagar um jantar no seu restaurante favorito ou comprar aquelas delícias no mercado!

Escolha restaurantes por quilo

Falando especificamente do benefício vale refeição, uma dica é escolher restaurantes por quilo. Os pratos costumam sair mais em conta, principalmente se você não come muito. Além disso, dependendo do estabelecimento, há mais variedade de alimentos. Também fique atento nos gastos com bebidas e sobremesas.

Leve comida de casa

Se você quer economizar e tem tempo e disposição para cozinhar, levar comida de casa é a melhor alternativa. Comprar alimentos no supermercado e preparar a sua própria comida é mais econômico e saudável também!

Assessoria