Conectado por

Saúde

Sabe qual a diferença entre açúcar mascavo, demerara, cristal e refinado? Confira agora


Compartilhe:

Publicado por

em

O açúcar ainda é um dos ingredientes mais utilizados pelos brasileiros, seja no cafezinho, no bolo ou no refrigerante, sabemos o quão prejudicial à nossa saúde ele pode ser, caso seja consumido sem nenhum equilíbrio e critério. No entanto, no mercado existem diversas opções que podem ser uma alternativa mais saudável e menos calórica. Tendo isso em vista, qual a diferença entre açúcar mascavo, demerara, cristal e o refinado?

Sabe qual a diferença entre açúcar mascavo, demerara, cristal e refinado? Confira agora
Sabe qual a diferença entre açúcar mascavo, demerara, cristal e refinado? Confira agora – Imagem: Divulgação G1

É o que vamos entender agora mesmo! Portanto, confira as principais características dos açúcares e quais as opções mais acertadas.

Diferenças entre açúcar mascavo, demerara, cristal e refinado; veja quais são

Com tantas opções disponíveis, vamos conhecer as principais características e diferenças entre os tipos de açúcar, confira:

  • Mascavo: o açúcar mascavo não passa pelo processo químico de branqueamento, bem como o de refinamento e adição de substâncias conservantes. Por isso, é mais escuro e bruto; além de integral, pois conserva todos os elementos nutricionais;
  • Demerara: aqui, o açúcar é levemente refinado, mas não têm aditivos químicos e também conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar, no entanto, tem um sabor mais suave, se comparado ao mascavo;
  • Cristal: neste tipo, 90% das vitaminas são retiradas, como o próprio nome sugere, ele é em forma de cristais transparentes;
  • Refinado: o tipo mais conhecido e usado pelos brasileiros. O açúcar refinado passa pelo chamado processo químico de branqueamento e assim perde muito do seu valor nutricional; além disso, ele pode influenciar em problemas relacionados à saúde, como a obesidade e o surgimento de Diabetes tipo 2.

Desse modo, quais são os tipos de açúcar que existem? Todos os citados acima e outros tipos, como o açúcar orgânico, o light e o de coco.

Portanto, optar pelo tipo mais saudável de açúcar é escolher por mais qualidade de vida, livre de complicações relacionadas ao consumo exagerado do carboidrato.

Qual o melhor tipo de açúcar

O tipo de açúcar mais saudável, bem como o melhor tipo para quem está de dieta e para substituir o açúcar refinado, é o açúcar demerara, aquele em cubos.

Por um motivo muito simples: o demerara preserva todos os nutrientes, não possui aditivos químicos e ainda conserva um sabor muito agradável, diferente do açúcar mascavo.

Fonte:https://tecnonoticias.com.br/blogs/cozinhafacil/noticias/sabe-qual-a-diferenca-entre-acucar-mascavo-demerara-cristal-e-refinado-confira-agora/