Conectado por

Turismo & Laser

Rota dos vinhos em Bento Gonçalves


Compartilhe:

Publicado por

em

Considerada a capital nacional do vinho, Bento Gonçalves vai muito além do enoturismo e surpreende com passeios, história e gastronomia.

P U B L I C I D A D E

A região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, guarda tradições e encantos da época em que os imigrantes italianos chegaram na região, por volta de 1975. Como não poderia faltar, vinhedosdeslumbrantes atraem a atenção de turistas que desejam ir além da degustação e realizar uma verdadeira imersão ao mundo da uva.

Considerada a capital nacional do vinho, Bento Gonçalves vai muito além das belas parreiras carregadas e surpreende pela história, gastronomia e experiências que proporcionam uma verdadeira viagem gastronômica e cultural no tempo.

Vale dos Vinhedos

Passar pela região de Bento Gonçalves e não provar um vinho é praticamente um pecado. E o melhor lugar para fazer isso é, sem dúvida, um passeio pelo Vale dos Vinhedos, uma área de 80 quilômetros quadrados dedicada ao enoturismo – atividade que se baseia na viagem motivada pela apreciação dos vinhos e das tradições locais.  

Durante todo o caminho, emoldurado por colinas, estradinhas, parreirais e um clima bucólico, há inúmeras vinícolas onde é possível realizar degustações e conhecer mais do processo de fabricação da bebida. Entre elas está a tradicional Casa Valduga, que proporciona aos visitantes um contato não só com o mundo do vinho, mas também com os costumes relacionados à cultura dos primeiros imigrantes da região.

Além de abrigar uma charmosa pousada e um restaurante, a Casa Valduga apresenta aos interessados uma imersão ao mundo da uva, abrindo suas portas para que o visitante conheça o processo de elaboração de vinhos e espumantes, bem como a tecnologia para originar os produtos.

No percurso pelo Vale dos Vinhedos, não deixe de fazer, também, uma visita ao Miolo, uma outra grande vinícola da cidade que mantém a Escola do Vinho. Esse é o local ideal para quem pretende se especializar um pouco mais sobre o mundo da enologia.

Vinicola Miolo. Foto: ThiagoSantos / Shutterstock

Casa Valduga. Foto: Roseanetur Flickr

Hotel & Spa do Vinho Caudalie Autograph Collection. Foto: nathsegato / Pixabay

Passeios na região

Após as degustações, a dica é conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, onde as edificações de pedra e madeira apresentam o local que deu início à colonização italiana na cidade. Além de charmosas casinhas, há também diversos restaurantes, cantinas, indústria de erva-mate e capelas – tudo isso acompanhado por um cenário natural deslumbrante.

Com tanta história, é quase impossível não ficar com vontade de reviver a época em que os imigrantes chegaram à região. E essa volta no tempo é realizada no Parque Epopeia Italiana, onde o visitante participa de uma encenação linda e tocante sobre a chegada dos italianos na redondeza. Com belos cenários, texto emocionante a uma ótima atuação, fica difícil não se emocionar.

Por fim, o passeio turístico de trem à vapor do Maria Fumaça leva o visitante a 23 quilômetros de percurso saindo de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa. No trajeto, muita música italiana, festa, belas paisagens e, como não poderia faltar para um gran finale, um brinde regado a muito vinho.

Caminho de Pedras. Foto: Roseanetur / Flickr

Parque Epopeia Italiana. Foto: Divulgação Parque Epopeia Italiana

Maria Fumaça. Foto: Ministério do Turismo (MTur)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br